A queda da ponte pênsil que separa Santa Catarina do Rio Grande do Sul na noite de segunda-feira (20) provocou pânico nas dezenas de pessoas que passavam pelo local e ainda gera angústia na família de um jovem de 21 anos que segue desaparecido. O caso é apurado pela Polícia Civil do Estado e as buscas seguem para tentar achar a possível vítima.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O acidente ocorreu por volta das 2h da manhã quando cerca de 50 moradores passavam pelo local após uma festa de Carnaval do lado catarinense. Segundo autoridades de SC e do RS, a ponte tinha capacidade máxima de 20 pessoas e uma placa informava sobre isso.
A ponte exclusiva para pedestres fica sobre o rio Mampituba e separa as cidades de Passo de Torres, em Santa Catarina, de Torres, no Rio Grande do Sul. A estrutura tem cerca de 100 metros de comprimento.
O rompimento de um cabo da ponte do lado gaúcho da ponte levou quem passava pela ponte a uma profundidade de oito metros.
Continua depois da publicidade
Ao longo da segunda-feira chegou a ser anunciado que seis pessoas eram consideradas desaparecidas, mas o número reduziu à medida que as famílias conseguiam confirmar a localização dos parentes.
Vídeo mostra momento em que ponte com dezenas de pessoas cai entre SC e RS
Nesta terça-feira (21), os bombeiros tentam localizar Brian Grandi, de 20 anos. A família do jovem contou ao g1 RS que ele esteve em Passo de Torres para uma festa de Carnaval e que informou que voltaria para sua casa em Torres pela ponte.
Apesar da ausência de informações, conforme autoridades catarinenses é possível que o jovem esteja em outro local, como na casa de amigos.
As buscas no rio Mampituba foram retomadas na manhã desta terça-feira. Atuam na operação equipes dos bombeiros militares, Polícia Militar, Polícia Civil, o batalhão aéreo e a Brigada Militar.
Continua depois da publicidade
Polícia investiga queda
A Polícia Civil de Santa Catarina instaurou inquérito para apurar a responsabilidade pela queda da ponte. Testemunhas da queda já foram ouvidas e uma perícia já foi feita no local. A previsão é que ela seja finalizada em até 30 dias.
Ao g1 SC, a Prefeitura de Passo de Torres afirmou que a ponte passou por manutenção preventiva na sexta-feira (17). Conforme o município, foram feitos reparos nos cabos, tirantes, tela e estrados.
Veja momento da queda da ponte
Leia também
Saiba quem é o último desaparecido após desabamento de ponte que separa SC e RS
Ponte que se rompeu entre SC e RS já havia cedido no dia da inauguração
Vítimas relatam desespero em queda de ponte pênsil entre SC e o RS: “Foi muito rápido”