Uma nuvem célebre intrigou moradores de Urubici, na Serra de Santa Catarina, nesta terça-feira (7). O formato em junção com o pôr do sol formou o fenômeno conhecido como culumus congestus — nuvem de tempestade em desenvolvimento, segundo a Defesa Civil.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Nas redes sociais, moradores publicaram os registros procurando por respostas do que teria causado a situação e perguntaram sobre o que seria o fenômeno. Pelos registros é possível ver diversas nuvens juntas em um formado “desgovernado”.
A nuvem culumus congestus antecede uma tempestade de fim de tarde, situação que torna o registro comum nesta época do ano, conforme órgão.
As nuvens de tempestade começam sua formação, de acordo com a Defesa Civil, em formato de “pom-pons” e depois evoluem para o que foi visto na Serra de SC nesta terça-feira. Por fim, após os dois processos, formam as nuvens com chuva.
Continua depois da publicidade
Apesar disso, a tempestade pode não cair no local do registro — como foi o caso de Urubici. Conforme explica o órgão, a depender da altura da nuvem, a tempestade pode acontecer distante do local onde é vista, já que esse tipo de nuvem pode chegar em até 15 quilômetros de altura.
@climaterra, final de tarde em Urubici/SC, como se chamam essas nuvens? pic.twitter.com/aYUb4b139Q
— Viviane Borguesan (@vivianeandre29) February 7, 2023
Leia também
FOTO: nuvem shelf cloud antecede temporal com raios em Florianópolis