Eram quase 16h quando o cheiro de fumaça tomou conta do Centro de Blumenau e anunciou aos quatro ventos que a Rua XV de Novembro era palco de mais um grande incêndio. O fogo, que destruiu ao menos uma dezena de lojas, mobilizou diversas viaturas e equipes do Corpo de Bombeiros e levou horas até ser controlado. A principal via do comércio da cidade teve de ser totalmente interditada e era possível ver a nuvem de fuligem a quilômetros de distância — até mesmo de outros bairros.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Mas afinal, o que se sabe e o que ainda falta saber sobre o incêndio? Confira:
Onde começou o fogo?
Só a perícia do Corpo de Bombeiros vai responder a esta pergunta com exatidão. Testemunhas, porém, contaram à reportagem do NSC Total Blumenau que o fogo teria se iniciado em uma sala exatamente sobre a Lotérica Estrela de Ouro. As chamas rapidamente se espalharam e destruíram completamente o prédio.
Como o incêndio começou?
A suspeita relatada por testemunhas à reportagem é de que o início do incêndio teria sido em um aparelho de ar-condicionado. Como havia muitas roupas no local e o piso é antigo — com assoalho de madeira — as chamas rapidamente se alastraram pela sala e, minutos depois, por todo o prédio.
Continua depois da publicidade
Veja fotos do trabalho de combate às chamas
Houve feridos?
Não. Todos os voluntários, comerciantes e funcionários conseguiram deixar os imóveis a tempo. Durante o incêndio, era possível ver produtos de lojas sendo completamente destruídos porque foram deixados para trás para, justamente, preservar a vida das pessoas.
Quantas lojas foram atingidas?
Ao menos sete lojas no térreo, às margens da Rua XV de Novembro, foram completamente destruídas — incluindo tradicionais como Mundo Lolita, Janfer e Vanilla. Na parte superior, estoques e o brechó de uma ação social com seis décadas de história também foram totalmente consumidos pelas chamas.
“Não é só dinheiro, é uma história”: gerente de loja chora ao descrever incêndio em Blumenau
Qual o tamanho do prejuízo?
Não há uma estimativa concreta ainda, mas todos os lojistas ouvidos pela reportagem relataram perda total de equipamentos e produtos. Nesta sexta-feira (24) comerciantes devem ter uma noção real do tamanho do prejuízo.
Continua depois da publicidade
A Rua XV vai ficar fechada?
A via ficou fechada durante toda a madrugada desta sexta-feira e só será reaberta parcialmente para o tráfego — ou seja, na pista da direita — se houver condições de segurança, explica o secretário de Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina. A decisão caberá a uma análise de engenheiros.
Incêndio em Blumenau destrói acervo de projeto social: “São 66 anos de história queimados”
Quantos bombeiros trabalharam no combate?
Ao todo, 39 profissionais de cidades como Blumenau, Indaial, Timbó e Gaspar atuaram no incêndio. Catorze viaturas foram mobilizadas.
O que vai ser feito a partir de agora?
Agora, ao fim do trabalho de rescaldo do Corpo de Bombeiros, iniciam-se as perícias para identificar de fato o que causou o incêndio e como ele começou. Além disso, técnicos da Defesa Civil atuarão também em apoio para definir o que será feito com os escombros. Já se sabe, por exemplo, que a marquise está totalmente comprometida e, portanto, deve ser demolida para segurança dos pedestres. Outras definições sobre a questão estrutural e remoção de entulhos devem ser tomadas nesta sexta-feira e até o início da próxima semana.
Veja fotos do incêndio
Continua depois da publicidade