Um avião teve problemas nos pneus durante o pouso no Aeroporto de Florianópolis na madrugada dessa segunda-feira (12), provocando a interdição do terminal por quase 18 horas. Ao menos 99 voos foram impactados pela interdição, e dezenas de passageiros foram impactados, com viagens remarcadas.
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O que se sabe?
A aeronave da companhia Azul Linhas Aéreas pousou no aeroporto por volta das 2h30, e teve danos nos pneus. Ninguém se feriu, e os passageiros e tripulantes conseguiram desembarcar em segurança. Contudo, a aeronave não conseguiu deixar o local por meios próprios, e precisou ser retirada da pista com o auxílio de um equipamento, que foi trazido de avião.
O voo AD 4225 partiu do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins (MG), às 23h25, com destino a Florianópolis. O equipamento para retirar a aeronave da pista chegou ao aeroporto por volta das 17h, momento em que iniciaram os trabalhos de retirada do avião.
O avião estava sobre a pista 14/32, única do aeroporto que pode ser usada por aviões de grande porte e a jato, o que provocou cancelamento de ao menos 99 voos no terminal, entre pousos e decolagens.
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A orientação dada aos passageiros era que procurassem as companhias aéreas para resolução dos voos cancelados. A aeronave foi retirada da pista às 20h08, e o Aeroporto de Florianópolis foi novamente liberado para pouso e decolagens às 20h15, conforme a concessionária Zurich Airport Brasil.
Fiscalização e orientação aos consumidores
O Procon de Florianópolis realizou uma operação de fiscalização e orientação no local depois que o terminal foi fechado para operações. A ação busca garantir os direitos dos passageiros e notificar as companhias aéreas, requerendo explicações sobre o ocorrido.
A diretora do Procon de Santa Catarina, Michele Alves, orientou que os consumidores busquem o Procon para realizar suas reclamações, e que o órgão irá se reunir com as companhias aéreas.
— Qualquer consumidor que se sinta lesado, que tiver que ir para um hotel, alimentação, ele pode fazer a reclamação pelo site do Procon ou indo no Procon do seu município. Depois dessa situação, nós faremos uma reunião com as companhias. O que nós constatamos aqui é uma espera muito grande. Em que pese ter a regulamentação da Anac, há outros meios de se evitar o que a gente está vendo hoje — afirmou.
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O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) também irá investigar a situação que os passageiros passaram ao longo da segunda-feira por conta do cancelamento dos voos.
— Chegou ao nosso conhecimento a situação de caos vivida hoje no aeroporto de Florianópolis, principalmente em relação à falta de informação aos consumidores, daqueles que adquiriram passagem, daqueles que iriam viajar e tiveram voos cancelados — relatou o promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto.
O MPSC deve atuar de forma conjunta com os Procons Municipal e Estadual para estabelecer diretrizes a serem cumpridas pelas companhias aéreas em situações como a vivida nesta segunda em Florianópolis.
Além disso, uma reunião ntre o MPSC, as principais empresas aéreas e a administração do Floripa Airport, com a participação do Procon Municipal de Florianópolis e do Procon Estadual de Santa Catarina, deve ocorrer no dia 27 de agosto.
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— Ainda que aconteça por circunstâncias alheias, traz transtornos aos consumidores e nesse sentido há necessidade de que as informações sejam mais claras e precisas, e não da maneira que foi feita hoje com centenas de pessoas, aparecendo amontoadas esperando, não se respeitando direito de preferência, não se respeitando direito de pessoas idosas — completou.
O que falta saber?
A companhia aérea não deu detalhes do problema nos pneus da aeronave, nem o que poderia ter ocasionado o incidente, somente afirmou que o avião não conseguiria sair da pista sozinho. Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver os pneus rasgados e murchos. Passageiros relataram uma “freada brusca”.
Também não foi informado o nome do equipamento utilizado para rebocar o avião. A Azul não explicou, ainda, como ele funciona, de onde veio e porque houve tanta demora no transporte do item até o Aeroporto de Florianópolis. O equipamento teria chegado em um avião de carga da Azul.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou em nota que acompanha a situação, e que informações sobre as condições da aeronave e dos passageiros são de competência da Azul, enquanto que as condições da pista e impactos em outros voos, como atrasos e cancelamentos, são de competência da operadora do terminal, a Zurich Airport Brasil.
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A Anac destacou ainda que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) irá realizar a investigação e apuração do incidente.
*Com informações do g1 SC
Aeroporto de Florianópolis ficou fechado por 18 horas
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