A queda do avião de pequeno porte na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo, nesta sexta-feira (7), matou o advogado gaúcho Márcio Carpena, dono da aeronave, e o piloto Gustavo Medeiros. Além disso, outras seis pessoas ficaram feridas. Agora, resta saber qual foi o problema que causou o acidente.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Primeiro, o avião colidiu com um coqueiro. Na sequência, parou na avenida e atingiu um ônibus. Ele havia decolado do aeroporto Campo de Marte, na zona norte da capital, com destino a Porto Alegre (RS). Depois de apenas um minuto no ar, a tragédia ocorreu.
Um áudio obtido pelo Metrópoles revelou que o piloto pediu para retornar ao aeroporto assim que decolou. O áudio indica que o profissional detectou um problema e comunicou à torre de controle. “Ele [piloto do avião que caiu] não declarou emergência, ele falou: ‘torre, solicito retorno imediato [prefixo do avião]. Aí não falou mais nada. A torre tentou chamar ele, mas nada”, relatou outro piloto que aguardava na pista para decolar.
O avião de prefixo PS-FEM, modelo King Air F-90, tinha capacidade para oito passageiros e estava registrada no nome da empresa Máxima Inteligência Operações Estruturadas e Empreendimentos. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos está investigando as causas do acidente e o Ministério Público de São Paulo acompanhará a investigação. A Polícia Civil também vai apurar a história.
Continua depois da publicidade
Tragédia poderia ser pior
Imagens de câmeras de segurança mostraram que um semáforo fechado impediu que uma tragédia maior acontecesse. O acidente ocorreu em uma região de fluxo intenso. No entanto, a aeronave caiu em uma via sem trânsito, graças ao semáforo que estava no vermelho.
Além dos dois ocupantes carbonizados, o motorista do ônibus, os passageiros e o condutor de uma motocicleta, com idades entre 30, 42, 56, 60 e 61 anos, foram socorridos e levados aos hospitais NotreDame, Santana, Vila Penteado, Cândido Portinari, Barra Funda e à Santa Casa.
No total foram seis pessoas feridas no solo. Três delas, incluindo um motociclista atingido por uma placa de sinalização, foram socorridas e já haviam recebido alta.
Veja fotos do local do acidente
Continua depois da publicidade
Leia mais
Aeronave que caiu em avenida de São Paulo é do mesmo modelo que pertenceu a Ayrton Senna