Ter os twisties é um dos maiores medos das ginastas em finais de competição. O fenômeno psicológico causa a perda da consciência corporal e a noção de espaço da atleta, e pode aparecer em momentos de estresse. Por causa desse problema, Simone Biles desistiu da final geral em Tóquio 2020.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Quadro de medalhas de Paris 2024
Quando uma ginasta tem os twisties, o corpo não responde com a agilidade necessária para executar os exercícios, dificultando até os movimentos mais fáceis. O fenômeno psicológico é perigoso e pode causar graves lesões.
Continua depois da publicidade
— Na ginástica, nós chamamos isso de twisties. Deveria ser uma palavra proibida, porque é uma droga tê-los — relatou Biles, em lágrimas, em O Retorno de Simone Biles, documentário que mostra sua recuperação após desistir de várias provas em Tóquio 2020.
Aimee Boorman, ex-técnica de Simone Biles, explica que os twisties fazem que o cérebro pare de se comunicar com o corpo. É como se o cérebro decidisse fazer algo, mas o corpo não obedece e faz outra coisa, e a atleta perde o controle.
Quem são as favoritas na ginástica artística em Paris 2024
*Lia Capella é estagiária sob a supervisão de Diogo Maçaneiro
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.
Continua depois da publicidade