Se você ainda não viu, em algum momento certamente vai reparar nos curiosos carros que circulam pelas ruas de Blumenau desde semana passada. São os “fiscais” da nova Área Azul. Com câmeras sobre o teto, emblema da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e da Rek Pay/Bluparking (empresa que administra o sistema), os dois veículos disponíveis contam com videomonitoramento para capturar os dados das placas dos carros estacionados e, virtualmente, checar se o motorista pagou para usar o estacionamento rotativo.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

A partir desta segunda-feira (14), a fiscalização da nova Área Azul é para valer. Na semana passada, as mais de 2 mil “amarelinhas” emitidas não foram cobradas porque a prefeitura entendeu que os motoristas precisavam dos primeiros dias para conhecer o sistema. Agora, monitores, agentes de trânsito e os carros tecnológicos fazem a inspeção e, em caso de irregularidade, o condutor vai sentir no bolso.

A com a Taxa Pós-Uso (TPU) — ou amarelinha — custa R$ 15 e pode ser paga a qualquer momento. Há possibilidade de reincidência, mas na terceira vez o proprietário do veículo estará sujeito a receber uma multa. É por isso que nas duas viaturas há sempre um agente de trânsito para poder fazer a notificação em caso de infração.

Leia também: Blumenau tem a Área Azul mais cara entre as maiores cidades de Santa Catarina

Continua depois da publicidade

Os veículos que excederem o prazo de duas horas na vaga podem ser autuados e o dono corre o risco de ter o automóvel recolhido ao pátio da SMTT. Para confirmar o tempo de uso, os sensores nas vagas auxiliam nessa missão.

Além dos carros, 15 monitoras da SMTT e monitores da Bluparking conferem manualmente se o ticket para uso da vaga foi adquirido. Eles percorrem as ruas em que o sistema já está ativo; veja a lista.

Veja fotos dos carros da Área Azul

Período de teste

Nos quatro primeiros dias de Área Azul, mais de 2 mil TPUs foram emitidas de forma zerada. Neste mesmo período, aproximadamente 6 mil pessoas fizeram o cadastro pelo aplicativo Rek Pay.

Continua depois da publicidade

Leia também

Confira o passo a passo de como usar a nova Área Azul de Blumenau

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC