Ao apreciar um bom vinho, você já observou o líquido que escorre pela taça? Essas marcas são conhecidas como “lágrimas do vinho” ou “pernas” e guardam segredos intrigantes sobre a bebida que você está degustando.

Continua depois da publicidade

Receba as notícias e os conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp

Saiba tudo sobre vinhos na página especial Nosso Vinho

Nesta jornada sensorial, embarcaremos em uma investigação para desvendar os mistérios por trás das lágrimas do vinho. Exploraremos o que elas significam, como interpretá-las e como elas podem influenciar sua experiência com a bebida.

O que as lágrimas do vinho indicam?

As lágrimas do vinho indicam os níveis de açúcar e álcool na bebida. Nesse contexto, quanto mais álcool e açúcar tiver um vinho, mais lágrimas a bebida terá. Além disso, elas estarão mais juntas e irão descer de forma mais lenta. Por outro lado, caso o vinho tenha menos álcool, menor tende a ser o número de lágrimas e elas vão cair mais rápidas. 

Continua depois da publicidade

A maioria dos vinhos têm lágrimas, no entanto, o fato de uma determinada bebida não ter lágrima, não quer dizer que o produto não tenha boa qualidade. Isso porque, há outras características que são importantes para determinar a qualidade da bebida. Entre elas estão o aroma, a acidez, entre outras propriedades relevantes. 

Como as lágrimas se formam?

As lágrimas do vinho se formam por meio de um fenômeno denominado capilaridade. Trata-se da propriedade que os fluidos têm de movimentar em tubos.

Ao girar a taça, há a formação de uma fina película de vinho na superfície do copo. O álcool, por ser volátil, evapora e deixa o líquido composto somente por água. Ela transforma em gotículas e, por conta da gravidade, escorrem pela taça. Desse modo, formam-se as lágrimas da bebida.

Leia também

Acessórios que todo amante de vinho precisa ter

Dicas para escolher um bom vinho independente do preço