O RD Summit, maior evento de marketing do Brasil, chega ao seu último dia nesta sexta-feira (8), mas ainda dá tempo de aproveitar, se conectar com as marcas e até fechar negócios. São mais de 200 expositores espalhados pela Expo Center Norte e os visitantes podem encontrar marcas de todos os tamanhos, inclusive a RD Station, TikTok e Shopee, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O maior estande é a da organizadora do evento, a RD Station. São 900 metros quadrados de muita interação. O espaço foi pensado para atender os clientes e parceiros, apresentar os serviços, fazer diagnósticos, ouvir feedbacks, mostrar novidades e fechar novas parcerias. Tudo de forma interativa e participativa.

De Boca Rosa a Ana Paula Padrão: tudo o que você precisa saber sobre o RD Summit 2024

Continua depois da publicidade

Um dos espaços, por exemplo, é o de captação de clientes e exposição das soluções da empresa.

— O estande de vendas tem nossos produtos, onde a gente fala das nossas jornadas. Então aqui a gente tem produto para atender o público do marketing, o que que a gente tem de solução pro público de vendas, para público de e-commerce e também o público de marketing e vendas. Então, você vem aqui e pode falar com os nossos vendedores para saber sobre os nossos produtos e fazer uma demo. E aí, a pessoa se interessando, ela vem para as salinhas e podem sentar para negociar — explica Marina Mendonça, coordenadora de marketing de produto da RD Station.

Dividindo o mesmo espaço, o cliente pode contar para a RD Station quais são os desafios que quer vencer em um jogo interativo e que, no final, pode render brindes. Assim, a empresa se une ao cliente por meio da diversão e uma conversa descontraída, conectando pessoas.

— Qual a mensagem que a gente quer passar aqui, é que independente do que você quiser realizar existe um produto, uma solução da RD que vai atender as necessidades dos seus planos.  Então, se você quer fazer mais vendas, melhorar o seu processo comercial, a gente tem o nosso RD Station CRM. Se você quer gerar mais leads (potenciais clientes), a gente tem o nosso RD Station Marketing. Então, dependendo do que você queira realizar, você consegue conectar — afirma Marina.

Além de prospectar novos clientes e apresentar as soluções, a RD Station criou outros espaços para, também, ouvir os mais de 50 mil clientes que já são parceiros do RD Station, ouvir suas dores, o que precisam melhorar e saber quais foram os desafios que a empresa os ajudou vencer.

Continua depois da publicidade

—  Aqui é o “abra seu coração”, então a gente tem três notebooks disponíveis com internet para as pessoas deixarem feedback sobre os nossos produtos, tem umas perguntinhas ali básicas que a pessoa responde. E aí, a gente vai coletando o que a pessoa gosta, o que ela acha que precisa melhorar. Aqui a gente quer ouvir os nossos clientes, quer realmente que eles conversem com a gente — explica a coordenadora sobre o espaço.

A interatividade continua no estande. Foi criado um espaço onde o cliente se torna detetive e “investiga” a solução de alguns problemas encontrados no marketing. A brincadeira se torna um aprendizado sobre os desafios da profissão.

A RD também criou um jogo de bolinhas, onde o cliente escolhe qual o seu segmento e, depois escolhe o que gostaria de melhorar na empresa. A partir da quantidade de bolinhas, a RD faz um diagnóstico para entender quais são as soluções que os clientes mais precisam.

Depois, a jornada de ouvir o cliente continua. Quadros estão espalhados pelo estande onde os clientes podem escrever sobre como os produtos do RD Station ajudaram a solucionar problemas e quais foram as conquistas que a empresa catarinense ajudou seus clientes a alcançar. Tudo escrito à mão para trazer personalidade e até mesmo um aconchego em forma de “bilhetinhos”. A ideia se repete no RD Connect, os os clientes trocam entre si, também em forma de recadinhos, deixam dúvidas e os próprios parceiros respondem, mais uma vez trazendo conexão entre marcas.

Continua depois da publicidade

—  A gente prioriza também coisas físicas. A gente tem o painel de LED, mas todas as ativações são táteis porque a gente vive no digital 100% do tempo, tem trabalho remoto, então esse momento do presencial é muito único. E a gente pode deixar as coisas mais palpáveis, tangíveis, ter essa troca. Então a gente quis trazer coisas físicas para gerar uma interação. São muito detalhes pequenos, mas que fazem diferença na hora da pessoa participar e elas querem fazer parte da experiência — opina Marina sobre como o espaço foi pensado.

E, para finalizar a jornada do cliente, o RD mostra as melhorias que fez entre a nova edição do RD Summit e a do ano anterior, onde os clientes também foram ouvidos. A partir do feedback dado no evento de 2023, foi possível avançar em vários aspectos. Essa participação foi destacada em um quadro dentro do estande. 

Por fim, a empresa catarinense também quis criar uma interação entre os próprios parceiros. Quem participa da jornada dentro do estande ganha adesivos de acordo com sua área de atuação, identificando os parceiros e gerando conectividade entre eles, que se reconhecem a partir disso. E, depois de participar de toda a jornada do estande, o cliente ainda ganha um brinde, incentivando a conexão, o feedback e o engajamento. 

Outros estandes no RD Summit

A RD Summit acolheu estandes de todos os tamanhos, abrindo as portas para pequenas, médias e grandes empresas. Uma delas é o TikTok. Na mesma pegada do RD e de outras marcas, o canal decidiu investir em educação, solução, conectividade e em fechar parcerias.

Continua depois da publicidade

A marca  preparou jogos de interação com o público. Um deles é jogo da memória e o outro, é um quiz onde duas pessoas se enfrentam. No fim, o participante ganha brindes.

Além disso, o espaço conta com uma arena onde influenciadores e representantes da empresa falam sobre o funcionamento do TikTok, estratégias de marketing na plataforma, entre outros temas. E no estande também é possível marcar reuniões com a equipe da marca para fechamento de parcerias.

Marketing por meio de vídeos também está sendo explorado no estande da Shopee. A empresa trouxe para a RD Summit as lives de vendas que realiza nas redes sociais. A Shopee Live, ferramenta gratuita da Shopee lançada em 2022, tem ajudado os vendedores a alcançar um aumento de vendas que superam em mais de 10 vezes os resultados de um dia sem lives. Além disso, o recurso tem se tornado um ambiente propício para criar comunidades engajadas e humanizar as marcas. 

A Shopee também traz workshops gratuitos ao público do evento, que abordam temas que vão desde como usar o Live Commerce para potencializar vendas até estratégias de anúncios pagos. 

Continua depois da publicidade

Durante o evento, a empresa destaca duas das principais tendências que estão transformando o varejo digital: o Live Commerce, que permite uma interação em tempo real com o consumidor, e o Retail Media, que oferece novas oportunidades de publicidade e impulsiona o alcance das marcas dentro do ecossistema da Shopee.

Um outro negócio que trouxe soluções para os clientes dentro do RD Summit é a mLabs, que trabalha com gestão de mídias. Entre os serviços disponibilizados no local está a plataforma onde o participante cliente consegue fazer uma análise das redes sociais dos seus principais concorrentes.

No estande também há espaço para troca de informações e vendedores disponíveis para explicar sobre a ferramenta e fechar negócios.

E se a propaganda é a alma do negócio, a mLabs trabalhou com uma interação que inclui a divulgação da plataforma nas redes sociais. Postou uma foto e marcou a mLabs? Ganhou brinde.

Continua depois da publicidade

Inclusive, não faltou criatividade nos estandes na RD Summit. A Universidade de São Paulo (USP) criou todo um conceito de tarô onde faz um quiz com os participantes e tira cartas que identificam o perfil de cada um. No local, também é possível fechar matrícula e ganhar o kit estudante.

Também não podemos deixar de fora a Feira Criativa, com estandes de pequenos negócios que trazem ao RD Summit o sabor da culinária artesanal, de produtos feitos à mão, itens criados a partir da reciclagem, decoração e beleza, mostrando que o evento é um espaço para todas as marcas.

A programação completa do RD Summit 2024 pode ser conferida no site, por data e conteúdo. Lá você também encontra todos os detalhes sobre o evento. 

*A repórter Fernanda Silva viajou a São Paulo a convite da RD Station para cobrir o RD Summit 2024

Leia também

Nath Finanças ensina como organizar o financeiro na “realidade do trabalhador”

RD Summit 2024: Juliette lota auditório e emociona o público em sua 1ª palestra

E-commerce e WhatsApp com IA: quais são as novidades anunciadas pelo RD Station

“Incômodo faz você mudar”: Ana Paula Padrão fala sobre mudança de carreira no RD Summit 2024