Nesta segunda-feira (8) os amantes de astrologia poderão acompanhar o eclipse solar total, que irá bloquear a luz do sol, fazendo com que o dia “vire noite” por alguns minutos. O fenômeno será visível no México, Estados Unidos e Canadá. Apesar de não ser visível no Brasil, uma transmissão ao vivo será feita no canal do Youtube da Nasa.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

As autoridades destes locais vêm emitindo alertas de segurança para o eclipse, pois existem alguns riscos quando se trata de eventos como este. Veja o que pode dar errado durante o eclipse solar total:

1. Acidentes de trânsito

No eclipse total de 2017, muitos acidentes foram registrados nas rodovias dos Estados Unidos. Segundo o pesquisador Donald Redelmeier, os acidentes não estavam relacionados à escuridão causada pelo eclipse, mas pelo aumento de tráfego nas rodovias, das pessoas se deslocando para observar o fenômeno.

2. Pressão em serviços essenciais

O aumento do fluxo de pessoas se deslocando para ver o eclipse e de turistas chegando nas cidades para observar o fenômeno tem uma consequência: lotação de serviços essenciais como transporte e serviços de saúde.

Continua depois da publicidade

3. Dificuldade no acesso à alimentos

O fluxo de turistas a caminho de ver o eclipse solar não vai pressionar apenas serviços de transporte, mas também o acesso a alimentos e outros suprimentos deve ficar mais difícil. As autoridades norte-americanas estão orientando que as pessoas se organizem para abastecerem seus veículos, comprarem comida e evitarem deslocamentos desnecessários.

Confira as fotos de eclipse

Eclipse solar em Santa Catarina 

O eclipse solar total não será visto no Brasil, logo, não há risco destas situações citadas ocorrerem por aqui. No país, o próximo eclipse solar vai acontecer no dia 2 de outubro e será parcial, ou seja, quem olhar para o céu verá o nosso Sol “mordido” pela Lua.

O eclipse vai favorecer estados do Sul e Sudeste do Brasil, incluindo Santa Catarina. 

Calendário de eclipses no Brasil 

  •  24-25 de março – Eclipse penumbral da Lua (visível em todo o país, mas não a olho nu)
  •  8 de abril – Eclipse solar total (não visível no Brasil)
  •  17-18 de setembro – Eclipse lunar parcial (visível em todo o país, de forma tênue)
  •  2 de outubro – Eclipse solar anular (visível em boa parte do país como parcial)

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

Eclipse solar na Bíblia? Entenda o significado religioso do fenômeno

Eclipse solar: tudo que você precisa saber sobre fenômeno que acontece nesta segunda