O ano era 1999 e o mundo todo todo colocava no topo das buscas do Google o famoso “hot sauce” ou molho de pimenta. Porém, de lá para cá, novos sabores e hábitos de consumo mudaram, trazendo novidades para essa lista. De acordo com a plataforma Google Trends, inclusive, as buscas podem revelar mais sobre os gostos gastronômicos da população.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Isso porque, conforme os dados apresentados pelas buscas da plataforma, as buscas apresentaram uma tendênca de retorno com os clássicos. Principalmente com a entrada do novo milêmio, em 2001, as pesquisas por receitas mais originais ou diferentes caíram. Já a presença do molho de tomate, simples e fácil, cresceu até retomar ao primeiro lugar.

Continua depois da publicidade

Para comparar a mudança nas buscas, selecionamos os molhos mais buscados em 1999 e as receitas de 2023. Além do molho de pimenta despencar da primeira para quinta posição, percebemos que o barbecue deixou de ficar na lista, assim como o molho de cranberry. Porém, o molho bolonhesa e até mesmo o de shoja, o shoyu, seguiram na lista.

Compare os molhos mais buscados no Google em 1999 e 2023

1º Lugar – Molho de pimenta e Molho de tomate

O “hot sauce” é um fenômeno ainda hoje, porém, em 1999 era simplesmente o molho mais buscado no Google em todo o mundo. Em 2023, o básico molho de tomate mostra que a busca por molhos mais caseiros, simples, e saudáveis está em alta.

Continua depois da publicidade

2º Lugar – Barbecue e Molho de soja

O Barbecue junta molho de tomate, vinagre, especiarias, pimentas e açúcar para compor uma receita doce e salgada. Muito usado nos Estados Unidos com o churrasco, recebeu o nome da receita de carnes assadas em inglês. Porém, é bastante condimentado e atualmente apresenta baixa na busca do Google. Por outro lado, o Molho de soja, ou shoyu, está em segundo lugar. A consolidação da comida oriental pode também representar o crescimento dos dados.

3º Lugar – Molho de cranberry e Béchamel

O Molho de cranberry não é tão comum no Brasil, mas era um fenômeno de buscas em 1999. Usado em assados, deixou de ser popular até nem estar na lista de 2023. O francês e clássico Béchamel agora fica no com terceiro lugar, mostrando a busca pelos básicos e saborosos. É feito cozinhando a farinha de trigo em manteiga e depois diluindo a mistura com leite.

4º Lugar – Molho de salsicha e Bolonhesa

Quando pensamos em Molho de salsicha, podemos ter a lembrança da receita do cachorro-quente brasileiro. Mas, mundialmente esse molho é bastante usado com diferentes linguiças e salsichas, ampliando as receitas. Porém, em 2023 ele nem aparece na lista e o, também clássico, Molho bolonhesa toma a quarta posição no ranking do Google.

Continua depois da publicidade

5º Lugar – Molho para espaguete e Molho de pimenta

Agora, em 1999, o Molho para espaguete – seja pesto ou de tomate, por exemplo – era o último da lista das buscas. E, mostrando uma queda no interesse no buscador, o Molho de pimenta aparece agora em 2023 na última posição.

Leia também

As raças de cachorro mais buscadas de 1999 a 2023, segundo o Google

Compare os filmes mais buscados no Google na última década, de 2013 a 2023