Um espaço para descansar nos bancos, ver vitrines, contemplar a cidade e caminhar com calma, sem a pressa das calçadas da Rua XV de Novembro ou a disputa com carros que era a marca da rua Capitão Euclides de Castro antes de a via ser dedicada aos pedestres. Essas foram as principais percepções dos blumenauenses no primeiro dia oficial do Calçadão Brueckheimer, inaugurado na noite de quarta-feira.
Continua depois da publicidade
Ontem diversos moradores aproveitaram a ida ao Centro para conferir de perto como ficou o espaço depois da transformação viabilizada por uma parceria entre empresários e prefeitura de Blumenau. De forma geral, quem passou pelo calçadão aprovou a ideia e considerou o espaço confortável para passar um tempo ou andar pela região central em um ritmo menos acelerado. A novidade animou também comerciantes, que investem em mudanças e pintura nas fachadas das lojas.
A passagem pontual de alguns carros surpreendeu algumas pessoas no calçadão. O motivo é que a entrada do estacionamento de um centro comercial tem como único acesso o calçadão. A situação já estava prevista e os carros que utilizam a garagem devem receber uma credencial. Outros veículos que tentarem utilizar a via deverão ser autuados. No projeto desenvolvido pela Secretaria de Planejamento Urbano é prevista também a passagem de veículos de emergência.
O fato não chega a abalar a aprovação dos pedestres para a proposta do calçadão, que tem extensão de 107 metros, 14 bancos, mudas de ipê-amarelo, paraciclo, canteiros, lixeiras e iluminação pública decorativa. A prefeitura de Blumenau fez a remoção do pavimento e abertura de valas para drenagem e os proprietários investiram na compra e instalação de paver e colocação de mobiliário.
O QUE ELES ACHARAM
Continua depois da publicidade
“O movimento já vinha aumentando nas últimas semanas, acredito que a população vai se adaptar muito bem a essa proposta. A gente até aproveitou para dar uma melhorada no visual e colorir um pouco a loja”
Lia Puhlmann, proprietária de uma loja na esquina do calçadão com a rua Curt Hering
“Achei um lugar gostoso, agradável, onde a gente pode caminhar tranquilamente, sem se preocupar com os carros. Não costumava passar muito por aqui, mas hoje terminei meu expediente e vim conferir como ficou. Aprovei”.
Daiane Pescador, 30 anos, moradora do bairro Escola Agrícola
“Ficou muito interessante. Você quer um lugar para andar com calma, ver vitrines. Preciso pegar ônibus na Avenida Beira-Rio, mas como iria demorar, vim ver como ficou e achei algo muito bom para a cidade. Precisávamos de um lugar assim”
Ana Lúcia Nilsen Vianna, 44 anos, moradora do bairro Salto Weissbach
“Acho que o calçadão deu outro aspecto à rua, que era feinha. Os banquinhos são bons para as pessoas de mais idade descansarem e olharem o movimento. Estou esperando a minha mulher e achei o lugar muito agradável”
Continua depois da publicidade
Ivan Bach, 80 anos, morador da Vila Nova
“Só passávamos aqui de vez em quando, mas era perigoso até de cair, a calçada era muito estreita. Agora ficou um lugar agradável, bom para passar um tempo. Dá gosto de vir”
Carmen Lúcia Meira e Laércio Viana, casal morador de Indaial
“Achamos um ótimo lugar para caminhar e descansar. Blumenau estava precisando de espaços assim”
Marlene e Fernanda Loth Ventura, moradoras do bairro Itoupavazinha
“As pessoas vêm para conhecer, caminhar, ver vitrines, há também opções de alimentação. O movimento está aumentando com a divulgação, esperamos que seja algo gradativo e positivo para todo mundo”.
Eugênio Brieckheimer Filho, comerciante e um dos idealizadores do projeto