Fazer o dever de casa ou torcer para os clubes catarinenses da três primeiras divisões do Brasil. Esta é a situação do Joinville Esporte Clube no Campeonato Catarinense 2023 para conseguir a classificação na série D 2024, competição de acesso que o clube não disputa há dois anos.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Conforme o regulamento, Santa Catarina tem direito a três representantes na série D, por estar entre o segundo e nono lugar – atualmente em oitavo – no Ranking Nacional de Federações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Sendo assim, o primeiro critério para a classificação do JEC é ficar em primeiro, segundo ou terceiro lugar na classificação geral do Catarinense 2023, que soma os pontos da primeira fase e o mata-mata do estadual.
Caso outro clube já participante das séries A, B ou C acabe nas três primeiras colocações, a vaga desce para os outros mais bem colocados, conforme a tabela.
Continua depois da publicidade
O técnico Júlio César Nunes promete uma equipe que irá brigar pela classificação e se sente confiante com o grupo formado.
— Expectativa é positiva pela pré-temporada que fizemos, conseguimos montar um elenco forte, homogêneo e os atletas compraram a ideia do modelo de jogo. É uma equipe que vai marcar forte, mas com personalidade para atacar. Temos jogadores para fazer isso — disse.
Para a estreia, o treinador promete um JEC com garra e vontade.
— Estamos bem confiantes em fazer um grande jogo contra o Camboriú. Sabemos que é um adversário forte, assim como todos os jogos vão ser difíceis na competição, mas o torcedor pode esperar uma equipe com muita entrega em campo — afirmou.
O Joinville estreia no Catarinense no próximo sábado (14), às 20h, contra o Camboriú, no Estádio das Nações.
Continua depois da publicidade
As contas do JEC
Tomando como exemplo a edição do ano passado, o Brusque acabou campeão, Camboriú foi vice (classificado) e Concórdia terceiro colocado (classificado). O Brusque já participava da série B, então a vaga foi passada automaticamente para o quarto lugar, em que ficou o Figueirense. Como o clube da capital também já estava na série C, a vaga ficou para o Hercílio Luz — quinto colocado.
No ano de 2023, a elite catarinense não possui nenhum clube representante na série A. Já na B, estão Avaí, Chapecoense e Criciúma, e na C, Brusque e Figueirense. Por isso, o JEC pode se classificar para a série D de 2024 mesmo se não terminar nas três primeiras colocações, desde que os clubes citados permaneçam acima dele.
Possíveis classificações
Para garantir a vaga, o Joinville tem três chances certas e cinco chances remotas. Vale lembrar que a classificação geral só se define depois do mata-mata, os pontos conquistados na primeira fase somam-se aos pontos de vitórias e empates na fase eliminatória.
Veja abaixo a simulação de possíveis cenários de classificação do JEC para a Série D 2024:
Campeão – classificado;
Vice campeão – classificado;
Terceiro lugar – classificado;
Quarto lugar – classifica se Avaí, Chapecoense, Criciúma, Brusque ou Figueirense terminarem acima;
Continua depois da publicidade
Quinto lugar – classifica se dois entre Avaí, Chapecoense, Criciúma, Brusque ou Figueirense terminarem acima;
Sexto lugar – classifica se três entre Avaí, Chapecoense, Criciúma, Brusque ou Figueirense terminarem acima;
Sétimo lugar – classifica se quatro entre Avaí, Chapecoense, Criciúma, Brusque ou Figueirense terminarem acima;
Oitavo lugar – classifica se todos (Avaí, Chapecoense, Criciúma, Brusque ou Figueirense) terminarem acima;
Continua depois da publicidade
Nono lugar ou abaixo – não classifica.
*Sob supervisão de Lucas Paraizo
Leia também
A dez dias da estreia no Catarinense, estádio do Camboriú ainda está em manutenção
Ex-Grêmio e Internacional, atacante atual campeão brasileiro reforça o JEC
Ex-Athletico Paranaense reforça JEC para o Catarinense; veja outros nomes