É quase impossível não cantar o refrão que marca a música brasileira no final dos anos 1980: “Brasil, mostra tua cara, quero ver quem paga, pra gente ficar assim”. Ela, que já foi tema de novela, como a aclamada obra “Vale Tudo” de 1988, traz críticas, nas entrelinhas, sobre o período pós-ditadura no país. Continue a leitura e veja a explicação de cada trecho da música “Brasil”.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Qual o significado da música “Brasil” de Cazuza

Escrita por Nilo Romero, George Israel e Cazuza, a música é um reflexo do momento em que o Brasil vivenciava pós-ditadura militar, clamando por uma redemocratização, pelas eleições diretas e pela justiça dos crimes cometidos durante o regime.

Continua depois da publicidade

Nas entrelinhas, a música usa de metáforas para descrever uma percepção sobre o Brasil. No trecho “Não me convidaram, pra essa festa pobre, que os homens armaram pra me convencer”, a música faz uma denúncia a desigualdade financeira e as injustiças sociais, reflexo de um comportamento corrupto da política brasileira. A festa pobre, citada na canção, é uma referência ao regime militar que implementa o voto indireto e exclui boa parte da população de participar do processo civil e democrático.

A música “Brasil” surge no mesmo ano da criação da Constituição Federal, em 1988. Esse documento foi um marco para consolidar a nova base da democracia pós-regime. No entanto, ainda havia uma insatisfação e indignação popular bastante forte.

Já o famoso trecho “Brasil, mostra tua cara!” pode ser entendido como um apelo frente à ditadura, onde a censura estava em praticamente todos os veículos de informação, músicas, revistas e demais meios. “Quero ver quem paga” é outra referência ao período de 1964, onde sabemos, historicamente, que a ditadura foi financiada por outros países, como os Estados Unidos. “O meu cartão de crédito é uma navalha” pode ser colocado como uma metáfora à época de insegurança financeira vivida pela maior parcela dos brasileiros.

Continua depois da publicidade

“Brasil” foi tema da novela “Vale Tudo”

“Vale Tudo” foi uma novela da TV Globo que passou em 1988, mesmo ano em que a música “Brasil” foi lançada. A obra, aclamada da teledramaturgia, usou como música de abertura esta canção na voz de Gal Costa. Na trama, acompanhamos personagens cansados desse país chamado Brasil, cansados da corrupção, da situação financeira, do mercado de trabalho e de como os valores estão invertidos. Em uma história que os vilões escapam, não podia existir outro sentimento se não a indignação.

A novela fecha seu último capítulo com uma cena marcante de um personagem corrupto fazendo sinal de “banana” com os braços em um jatinho e olhando de cima o Rio de Janeiro.

Veja o antes e o depois dos atores de Vale Tudo

Continua depois da publicidade

Leia também

Conheça o novo elenco de Renascer e compare com a versão original

Conheça o elenco de Mania de Você e o que esperar de cada personagem

Globo anuncia atriz que fará Odete Roitman em remake de “Vale Tudo”