A rescisão do contrato de Neymar com o Al-Hilal, da Arábia Saudita, aconteceu na noite de segunda-feira (27), abrindo caminho para o retorno ao Santos. Após uma curta e pouco produtiva passagem marcada por lesões, a rescisão envolveu a renúncia de parte do salário por Neymar.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

A Liga Saudita desempenhou um papel que foi definitivo na negociação, sinalizando que poderia investir em outro astro para o clube no futuro. Essa ação representou uma mudança em relação à postura inicial do Al-Hilal, que se mostrava inerte nas conversas.

Neymar aceitou abrir mão de aproximadamente 10 milhões de dólares (R$ 59,2 milhões), correspondentes a 15% dos 65 milhões de dólares (R$ 385,2 milhões) que ainda teria a receber do Al-Hilal.

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Retorno e objetivos de Neymar no Santos

Neymar está próximo de assinar contrato com o Santos, marcando seu retorno ao clube que o revelou para o futebol. A expectativa é que a assinatura e os procedimentos burocráticos sejam oficializados nos próximos dias.

O jogador assinará um contrato curto com o Peixe, permitindo-lhe flexibilidade para definir seu futuro. Há a possibilidade de permanência no Santos até a Copa do Mundo de 2026, mas também o desejo de retornar ao futebol europeu na janela de transferências do meio do ano.

Um dos principais objetivos de Neymar ao retornar ao Santos é retomar seu nível de futebol e buscar uma convocação para a seleção brasileira para disputar a Copa do Mundo de 2026.

O retorno de Neymar ao Santos coincide com a volta do clube à Série A do Campeonato Brasileiro, após um período na Série B. O clube busca reforçar seu elenco e mira uma vaga na próxima Libertadores.

Continua depois da publicidade

Passagem conturbada pelo Al-Hilal

A passagem de Neymar pelo clube saudita foi marcada por lesões e pouca participação em campo. Ele jogou apenas sete partidas, marcando um gol e dando duas assistências. Lesões graves no joelho e na coxa limitaram sua atuação.

Em outubro de 2023, já no Al-Hilal, o atacante sofreu ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) e lesionou o menisco do joelho esquerdo durante partida da Seleção Brasileira contra Uruguai, na 4ª rodada das Eliminatórias Sul-Americana para a Copa do Mundo de 2026. Depois disso, foram 366 dias fora.

O clube saudita emitiu um comunicado para anunciar a saída do atacante brasileiro. “Al Hilal Club Company e Neymar Jr. concordaram em encerrar sua relação contratual por mútuo acordo. O clube expressa sua gratidão e reconhecimento a Neymar Jr. pelo que ele tem contribuiu ao longo de sua carreira no Al-Hilal e deseja-lhe muito sucesso em sua carreira”, publicou.

Relembre a apresentação de Neymar no Al-Hilal

Continua depois da publicidade

Leia também

Neymar no Santos: Veja a data em que ele chega ao Brasil

*Pablo Brito é estagiário sob supervisão de Diogo Maçaneiro