O ator Taylor Lautner participou de uma entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira, em um hotel de luxo na zona sul do Rio. O jovem astro veio divulgar o filme “A Saga Crepúsculo: Amanhecer _ Parte 2”, que estreia no Brasil no dia 15 de novembro. A estratégia de lançamento do último episódio da série sobre vampiros e lobisomens juvenis é ambiciosa: o longa vai entrar em cartaz em cerca de 1,3 mil salas no país, em cópias legendadas e dubladas, com expectativa de público superior a 10 milhões de espectadores.

Continua depois da publicidade

No último segmento de “Amanhecer”, Bella (Kristen Stewart) desperta já como vampira após dar a luz a Renesmee (Mackenzie Foy). A felicidade da mocinha ao lado do vampiro Edward Cullen (Robert Pattinson), porém, está ameaçada por causa do nascimento dessa menina com poderes especiais, o que coloca a família Cullen novamente no alvo do poderoso clã Volturi. Motivados por uma antevisão do lobisomem Jacob Black (Lautner), os Cullen decidem convocar todos os vampiros da região para uma batalha final contra os sanguessugas do mal.

Lautner, 20 anos, desembarcou na terça-feira à noite, sendo recepcionado na frente do hotel pelos fãs _ segundo a distribuidora Paris Filmes, o Brasil tem a segunda maior base de admiradores da “Saga Crepúsculo”, atrás apenas dos Estados Unidos. O menino lobo das adaptações cinematográficas dos best-sellers da escritora Stephenie Meyer chegou ao encontro com a imprensa às 9h54min, vestindo camiseta de manga comprida cinza e calça jeans cor de vinho.

_ Foi uma experiência incrível e totalmente inesperada desde o começo. Nunca imaginei que estaria aqui no Rio hoje, falando sobre o quinto filme. Para mim, o melhor de tudo foram as amizades que fiz, com todo o elenco e a equipe. Foram muitas experiências boas com essa franquia, que eu nunca vou esquecer _ disse Lautner no começo da entrevista de 30 minutos, acrescentando: _ Vou sentir falta dessas pessoas, o elenco e a equipe. Também vou sentir falta de interpretar esse personagem, que vivi por quatro ou cinco anos. Fiquei muito ligado a Jacob. O que não vou sentir falta mesmo é de ter que tirar minha camiseta o tempo todo. Não vou mesmo!

O simpático ator comentou o final da saga e os boatos sobre uma eventual continuação com algum personagem:

Continua depois da publicidade

_ É extremamente triste ver que tudo está terminando. Eu amo o quarto livro, ele é completamente diferente dos outros, foi como um choque para mim. Mas acho que termina de maneira ótima, acho que os fãs vão adorar. Não sei nada sobre um possível desdobramento da história, mas é uma ideia interessante.

Lautner também falou sobre o sucesso da série _ que nos cinemas já arrecadou US$ 2,5 bilhões no mundo todo:

_ Eu realmente não tenho certeza do que cativa os fãs. Pessoas de todas as idades podem se identificar com os personagens. O grande crédito disso vai para a autora. Eu ainda acho que temos uma história em que as pessoas se identificam e que gostariam de ver, mesmo que os personagens não fossem vampiros ou lobisomens.

Perguntado sobre quais diretores gostaria de trabalhar, o americano citou cineastas consagrados:

_ Tem um monte de gente com quem eu gostaria de trabalhar. Steven Spielberg, Gus Van Sant, muita gente… Estou excitado com o que pode vir por aí. Há muitos projetos, estou envolvido agora com “Tracers” (filme de ação que será dirigido por Daniel Benmayor).

Continua depois da publicidade

Voltando a seu personagem na “Saga Crepúsculo” _ o adolescente de origem indígena que disputa com Edward o amor de Bella _, Lautner comentou sobre o que mais gosta em Jacob:

_ Nesse filme, meu personagem é muito mais alegre, mais leve, não está lutando o tempo todo. É legal vê-lo feliz pela primeira vez na franquia. O principal traço do Jacob que gostaria de assumir é sua lealdade. Acho que isso tem algo a ver com o cachorro e o lobo. Ele foi muito leal durante a franquia. Gostaria que minha família e meus amigos dissessem que sou assim também.

A vinda anterior ao Brasil, em 2009, ao lado de Kristen Stewart para divulgar “Lua Nova”, foi agitada, com fãs desesperadas tentando invadir o hotel em São Paulo onde a dupla estava hospedada.

_ Elas foram incríveis, são muito apaixonadas. É divertido. Elas são muito agressivas, mas eu adoro. Se dissesse que não fiquei com medo, seria mentira.

Continua depois da publicidade

Para decepção das tietes, Lautner não endossou a especulação de que poderá encarnar Christian Grey na adaptação para a tela do sucesso “Cinquenta Tons de Cinza”:

_ Não sei grande coisa a respeito. Parece interessante, mas não houve nenhuma conversa a respeito. O que eu amo em ser ator é poder explorar todos os tipos de filme. Meu objetivo é fazer qualquer tipo: ação, comédia, drama. O que eu quero mesmo é me desafiar como ator e trabalhar com personagens em um mundo mais real, mais pé no chão. Meus atores favoritos são Tom Cruise, Denzel Washington, Matt Damon. Cruise já fez de tudo. Esse é meu objetivo.

Além de boas lembranças, o astro queria levar um suvenir especial da série:

_ Eles me ofereceram a peruca do Jacob, que eu uso nesse último filme, mas eu achei ela horrível, coçava, incomodava… Eu queria mesmo é ganhar a motocicleta dele, ela é muito bacana.

Já a passagem pelo Rio vai ser curta para os objetivos turísticos dele:

_ Gostaria de ficar mais tempo aqui do que vou poder. Quero ver o futebol, as paisagens, provar a comida. Quero fazer o máximo possível em 12 horas. Mas o principal é o encontro com as fãs!

Continua depois da publicidade

?

* Roger Lerina viajou ao Rio a convite da Paris Filmes