Insolação é um quadro muito comum no verão. Isto pois muita gente acaba exagerando no verão e tendo uma maior exposição ao sol. Tanto que com o passar dos anos, muitas lendas de produtos que aliviam os efeitos desse tipo de quadro, desde pasta de dente até água quente, foram criadas. Entretanto, esse tipo de produto não só não faz efeito como também podem fazer mal e agravar o problema.
Continua depois da publicidade
Por isso, vamos explicar o que é a insolação, e falar de produtos que costumam dizer que funcionam e não são recomendados para esta situação, confira.
O que não passar na pele em caso de insolação
O que é insolação e como evitar?
De acordo com o Ministério da Saúde, a insolação é um quadro sério que se dá quando o corpo fica muito tempo exposto ao sol e a temperatura corporal ultrapassa os 40ºC. Assim, o mecanismo de transpiração começa a falhar, e isso é perigoso pois o corpo perde muita água e nutrientes de forma muito rápida, o que pode prejudicar o equilíbrio do organismo.
Continua depois da publicidade
Além disso, o Ministério aponta algumas dicas gerais para evitar a insolação, afinal de contas é muito melhor prevenir do que remediar. Confira:
- Não permaneça sob o sol entre as 10h e 16h;
- Use roupas leves e claras;
- Use protetor solar com FPS 30;
- Beba muito líquido e evite bebidas alcóolicas, pois podem desidratar mais;
- Cuidado com os horários das 11h às 15h, permaneça na sombra nesses horários;
- Evite ficar muito tempo no carro, sem ar-condicionado em dias muito quentes;
Sintomas de insolação
Mas não é sempre que se consegue evitar a insolação, por isso, ter em mente os sintomas mais comuns é importante para tomar providências rápidas e evitar que o quadro se agrave. Em geral, os sintomas são os seguintes.
Continua depois da publicidade
- Dores de cabeça;
- Tontura;
- Náusea;
- Pele quente e seca;
- Pulso rápido;
- Temperatura corporal elevada;
- Confusão mental.
Segundo o Ministério da Saúde, em casos muito extremos, a insolação pode levar a convulsões. um quadro de coma e até a morte em alguns casos.
O que jamais passar na pele
Assim como já foi citado, a insolação é um quadro sério que pode causar diversos efeitos negativos. Por isso, nunca deve-se passar na pele pois isso não ajuda e pode piorar o quadro. Veja uma lista.
Continua depois da publicidade
- Qualquer tipo de óleo;
- Pasta de Dente
- Café
- Alho ou Cebola;
- Manteiga;
- Açúcar
Segundo o Ministério da Saúde, o ideal é hidratar bastante o corpo e procurar ajuda médica. Isto pois os profissionais vão saber colocar em um local fresco, ventilado e com sombra. Dependendo do caso, o médico pode colocar compressa de água fria para acelerar a queda de temperatura.
Leia também
A forma certa de usar bronzeador no verão
4 mitos e verdades sobre a exposição solar
Conheça alimentos que ajudam no bronzeado e aprenda duas receitas de sucos com a cara do verão