
A cada ano que passa temos a sensação de descobrir que tudo aquilo que uma vez acreditamos, pode não ser tão verdade assim. Ser empreendedor é como ser bombeiro, viver apagando fogo. Problemas aparecem, erros são cometidos, e aprendemos cada vez mais que não sabemos de nada.
Continua depois da publicidade
Mas essa é a magia do empreendedorismo. É estar em constante mudança e auto avaliação, é ver seu negócio se transformar junto a você e seu time.
É gratificante observar todo o caminho que percorri este ano e ver que tenho objetivos ainda maiores para 2020. Querer impactar mais startups e empreendedores, promovendo novas ideias no setor que possam ajudar e fortalecer a população catarinense e o país como um todo, me fortalece para continuar compartilhando aprendizados.
Então, o que levar para o próximo ano e o que definitivamente devemos deixar em 2019? Precisamos continuar trabalhando com um time diverso. Vimos que empresas com uma política de diversidade têm vários benefícios: um ambiente de trabalho estimulante e acolhedor com uma equipe com resultados mais positivos, menos conflitos e mais respeito entre os colaboradores. Com uma equipe diversa, as empresas só têm a ganhar. Além de trazer novas ideias e visões, contribui para uma sociedade mais igualitária e acolhedora.
Além disso, não investir em conexões pode ser um tiro no pé para todo empreendedor. Começar o próximo ano entendendo como as oportunidade negócio podem ser maximizadas por meio do networking é fundamental para fazer um negócio crescer. É uma prática que também pode se tornar um lugar de aprendizado e de construções de relações que vão além do profissional.
Continua depois da publicidade
Porém, alguns hábitos no meio profissional devem ser deixados no passado, por mais difíceis que sejam. Já falamos aqui já sobre a importância da Comunicação Não Violenta e como um líder agressivo pode comprometer o desempenho da equipe e os resultados organizacionais. A relação interpessoal é um dos grandes desafios de qualquer profissional, mas que comecemos o próximo ano a levando em consideração antes do resultado econômico.
Começar um novo ciclo apreensivo com suas ações e resultados é prejudicial para qualquer solucionador de problemas. Comece 2020 apaixonado, seja um admirador do que você faz , porque a jornada empreendedora é de fracassos. Os altos e baixos das startups podem ser diários e se deixar levar pelo instinto do medo pode ser o maior erro.
Leia tudo sobre o mundo da Tecnologia no portal Tech SC
Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total e aproveite os descontos do Clube NSC.