A montadora Jaguar decidiu reformular o visual da marca, abrindo mão do tradicional logotipo com o animal que estampava seus veículos desde 1950. Inicialmente, o logo trazia apenas o rosto do jaguar. Mas nos anos 1980, passou pela principal mudança e que ficou conhecida até os dias de hoje, quando o bicho passou a aparecer de lado. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Outro item tradicional dos veículos da montadora era o jaguar no capô do carro, considerado um ícone desde os modelos mais antigos. A alteração aconteceu após um pedido do fundador da Jaguar, Sir William Lyons.

A partir de agora a nova marca prioriza a tipografia, com letras mais redondas e com a sensação minimalista. Outra mudança é a utilização do nome Jaguar em caixa baixa, com mais espaço entre cada letra.

A mudança segue uma tendência de outras grandes empresas como Spotify, Airbnb, Google, Microsoft e afins, que decidiram adotar uma logo mininalista e simplificada. Mas a Jaguar disse em nota que não copiou outras empresas em sua renovação de marca.

Continua depois da publicidade

Inspirada no movimento artístico chamado Pop Art, surgido na década de 1950 no Reino Unido, país natal da Jaguar, a presença deste estilo está tanto nas cores para a identidade visual da companhia, como na simplicidade das letras.

No dia 2 de dezembro deste ano, a Jaguar pretende divulgar mais detalhes sobre a nova identidade visual, incluindo instalações físicas que serão adotadas em suas lojas e demais produtos.

Essa mudança também faz parte de plano de ser uma montadora de carros totalmente elétrica. O primeiro carro da Jaguar movido apenas por bateria dentro dessa nova marca será lançado em 2026. A expectativa é que a Jaguar lance o elétrico Super-GT, que deve trazer essa inspiração Pop Art em detalhes junto da novo logo.

Repercussão negativa com a mudança

A repercussão da nova marca não foi boa, principalmente nas redes sociais. Muitos usuários comentaram que o retorno aos tempos mais antigos da Jaguar poderia acontecer com carros a combustão, equipados com motores V8.

Continua depois da publicidade

Outros publicaram estranhamento com busca por modernidade de carros elétricos e de atingir uma nova geração aliados a um estilo de arte dos anos 1950.

Veja fotos da nova logo do Jaguar e as reações na internet

Leia mais

O carro de mais de R$ 100 mil que foi reprovado em testes de segurança do Latin Ncap

Versão GTS do Nivus chega em 2025