O programa Universidade Gratuita terá mudanças em 2024. Um decreto com alterações nas regras usadas para calcular o índice de carência dos estudantes inscritos no programa foi publicado nesta semana pelo governo do Estado.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Em resumo, o Universidade Gratuita terá três modificações neste ano, e a primeira delas é que as bolsas serão exclusivamente para cursos de ensino superior presenciais. A alteração já havia sido aprovada em dezembro do ano passado, por meio de um projeto de lei na Assembleia Legislativa. Com isso, cursos a distância ficam de fora das gratuidades oferecidas pelo Estado, tanto nas universidades comunitárias, do sistema Acafe, quanto nas instituições particulares.
A segunda mudança é na forma de calcular o chamado Índice de Carência, principal critério usado para a concessão das bolsas aos alunos que tiverem as menores rendas familiares. Novos quesitos foram incluídos no cálculo do indicador, como despesa familiar mensal com estudo e transporte coletivo e o valor dos bens possuídos pelo grupo familiar. As informações sobre esses temas deverão ser repassadas pelos estudantes durante o cadastro ou recadastro e comprovadas por meio de documentos.
Com essa mudança, o Índice de Carência também passará a ser o único critério para definir a classificação dos estudantes nos pedidos de bolsas universitárias.
Continua depois da publicidade
Após as inscrições serem validadas pela comissão de seleção das universidades, os estudantes serão listados em ordem decrescente de acordo com o Índice de Carência de cada um.
— Tínhamos dado uma ênfase muito grande do impacto da mensalidade sobre a renda e isso dificultou a escolha mais ampla em diferentes tipos de cursos — justifica o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.
As mudanças anunciadas no Universidade Gratuita valerão também para as bolsas concedidas pelo outro formato criado no ano passado, o Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes), destinado aos cursos de universidades particulares.
Bolsas do Uniedu garantidas até o fim do curso
A terceira mudança anunciada esta semana no Universidade Gratuita é a possiblidade de que estudantes beneficiados com bolsas de estudo ou de pesquisa da legislação anterior, o chamado Uniedu, poderão renovar seus benefícios até o final do curso, para os alunos que recebem bolsas de estudo, ou do projeto, para quem é beneficiado por bolsa de pesquisa.
Continua depois da publicidade
Inicialmente, a renovação seria possível apenas até o fim de 2023, e a partir deste ano os beneficiados precisariam tentar uma vaga no Universidade Gratuita — com o risco de não conseguir uma bolsa, já que os critérios dos dois programas são diferentes.
Os estudantes que já possuem bolsas pelo Uniedu precisarão seguir renovando semestralmente a inscrição no programa para garantir a continuidade da bolsa.
Programa teve 4,5 mil bolsas no Estado em 2023
O Universidade Gratuita fechou o ano passado com 4,5 mil bolsas custeadas pelo Estado e mais 1 mil gratuidades oferecidas pelas universidades do sistema Acafe — a contrapartida de uma bolsa paga pelas universidades a cada quatro concedidas pelo governo está prevista na lei que criou o programa.
Outros 17,8 mil alunos seguiam sendo atendidos por bolsas do sistema antigo, o Uniedu, até dezembro do ano passado.
Continua depois da publicidade
Até 2026, o investimento estimado pelo governo do Estado no programa Universidade Gratuita deve superar R$ 1,2 bilhão. Pelo benefício de estudar de graça, os alunos contemplados pelo programa retribuem com 20 horas de trabalho na sua área de formação, para cada mês que estudarem sem custo. A contrapartida pode começar ainda durante o curso ou ser feito até dois anos depois de se formar.
Leia também
Fim de bolsas para cursos a distância no Universidade Gratuita é aprovado na Alesc
Universidade Gratuita concede 4,5 mil bolsas no primeiro semestre de funcionamento em SC
Justiça rejeita pedido de faculdades particulares que tentavam barrar Universidade Gratuita em SC