O prazo de pagamento do empréstimo consignado para aposentados, pensionistas e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aumentou de sete anos, ou 84 meses, para até oito anos, o que equivale a 96 meses. As mudanças foram feitas pelo Governo Federal e devem entrar em vigor nesta quinta-feira (6). As informações são do Jornal Nacional.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O aumento do prazo inclui pessoas com deficiência e idosos de baixa renda que recebem auxílios de Benefício de Prestação Continuada. Até novembro de 2024, 6,3 milhões de pessoas recebiam esse tipo de benefício no Brasil, conforme dados divulgados pelo governo.

Dos 16 milhões de aposentados e pensionistas, 14 milhões possuem empréstimos consignados. Ao menos 90% dos segurados que contratam o benefício não têm condições de realizar o pagamento e acabam pedindo novos empréstimos, segundo o Ministério da Previdência Social. O objetivo do governo é permitir que os aposentados tenham mais tempo para pagar, com parcelas menores.

Parcelas e juros

As prestações continuam sendo de, no máximo, 45% do valor do benefício recebido. Essa porcentagem deve ser dividida em 35% para empréstimo pessoal, 5% para o cartão de crédito consignado e o restante para o cartão de benefício.

Continua depois da publicidade

Os juros, no entanto, aumentaram em janeiro para 1,8% ao mês. Ao ano, essa porcentagem equivale a 23,8%.

Leia também

SC vai ampliar idade para vacinação contra a dengue

Criança de 10 anos morre em acidente com moto conduzida pela irmã em Concórdia