A maioria dos moradores de Santa Catarina que participaram da enquete do NSC Total sobre a volta do horário de verão não concorda com a mudança. Dos mais de 8,4 mil votos no formulário, 57% dos participantes votaram não.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Suspenso em 2019, o governo federal agora estuda a possível volta da medida, como uma forma de tentar diminuir a demanda por energia elétrica. O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) recomendou a retomada do horário de verão, uma medida que pode ajudar economizar R$ 400 milhões entre outubro e fevereiro. A estimativa é que a demanda máxima por energia elétrica diminua em até 2,9%.
Horário de verão pode voltar devido à crise hídrica no Brasil
A volta do horário de verão voltou a ser discutida este ano não apenas como uma forma de economizar energia, mas sim como uma alternativa para aproveitar a energia solar, reduzindo o acionamento de termelétricas, que são mais caras e mais poluentes.
Continua depois da publicidade
Com a mudança nos relógios, a expectativa é que os padrões de consumo também mudem, encaixando-se naqueles momentos em que a geração de energia eólica e solar estão ativas.
Na última quinta-feira (19), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, descartou a possibilidade de crise energética este ano, e disse que o possível retorno do horário de verão segue sob avaliação do governo. A afirmação foi feita no 296º Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), no Rio de Janeiro.
— Não temos chance de crise energética este ano, mas devemos cuidar para que não tenhamos nenhum evento pontual em especial nos horários de ponta. A nossa missão é equilibrar segurança energética com modicidade tarifária, ou seja, menores tarifas para o consumidor. Se energia é vida, energia mais barata é sinônimo de renda, emprego e desenvolvimento nacional — disse Silveira.
Leia também
Brasileiros são favoráveis à volta do horário de verão, mostra pesquisa
Quanto governo pode economizar com a volta do horário de verão