Estar no topo de um ranking que avalia índices de segurança e ser considerada a cidade mais segura do Brasil, já não é mais novidade para os moradores de Jaraguá do Sul, cidade ao Norte de Santa Catarina. Há anos que este reconhecimento é celebrado no Município.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
As mais recentes conquistas ocorreram no ano passado, com a divulgação do Anuário 2023 (Cidades Mais Seguras do Brasil) e agora em junho, com o levantamento Atlas da Violência 2024. As pesquisas levam em consideração o número de homicídios.
Bilionários, cobras, tiro: Cinco curiosidades de Jaraguá do Sul, que completa 148 anos
Mas o que faz o município de aproximadamente 182 mil habitantes, com economia fortemente industrial, ser considerado o local mais seguro do Brasil para viver? Uma série de fatores como investimentos, organização das forças de segurança, cultura da comunidade e muito trabalho coletivo e voluntário fazem Jaraguá do Sul, que completa 148 anos neste dia 25 de julho, ser referência no país.
Continua depois da publicidade
Senso de pertencimento
A comandante do 2º Comando Regional da Polícia Militar, em Jaraguá do Sul, a coronel Arlene Sousa da Silva Villela, atua no Município desde 1999. Anteriormente, ela já havia trabalhado em corporações das cidades de Joinville e Florianópolis, e foi transferida para Jaraguá com a missão de implantar a filosofia da polícia comunitária na cidade.
— Quando começamos a levar para a comunidade o desejo em trabalharmos em conjunto, imediatamente apareciam voluntários, tanto entidades como pessoas físicas. Chamava a atenção a preocupação dos moradores. Elas queriam saber como poderiam ajudar, pois sentiam que faziam parte daquilo — explicou a comandante.
SC tem a capital mais segura do Brasil, segundo Atlas de Segurança
Para o vice-presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS), Luiz Carlos Buzzarello, que atua há mais de 10 anos sendo um elo entre comunidade, classe empresarial e forças de segurança, o senso de participação de vários setores da comunidade, por meio do voluntariado, pode ser considerado algo que faz parte do DNA do jaraguaense desde sua fundação.
— Se temos um lugar mais seguro para todos, temos um ambiente de bem-estar, com mais qualidade de vida e, inclusive, favorável aos negócios. Então, motiva a todos a busca destas condições não somente na questão de segurança pública, mas em outras áreas que são importantes para a coletividade — detalha Buzzarello.
Continua depois da publicidade
Para o delegado regional de Jaraguá do Sul, Dr. Eric Uratani, é impossível não citar o trabalho em conjunto para o alcance deste resultado.
SC tem 3 cidades no top 10 das mais seguras do Brasil
— Temos um governo municipal, uma Câmara, entidades e instituições comprometidas com a questão da segurança pública, e uma comunidade com uma cultura de combate e de intolerância ao crime. Isso contribui bastante — refletiu.
Polícia Comunitária
Segundo o comandante do 14º Batalhão da PM, tenente-coronel João Carlos Benassi Borges Kuze, a polícia trabalha com várias estratégias de aproximação rotineiras com a comunidade.
— Nós temos o entendimento que precisamos ser o exemplo do que é certo. E em todas as nossas áreas de atuação: no policiamento de rua, na atuação do canil, do tático, e das equipes que atuam nas redes de prevenção. E somos também extremamente rigorosos em eventuais fomentos de corrupção. Se a comunidade sabe que a polícia é séria, ela confia — avalia o comandante Kuze.
Continua depois da publicidade
Outras frentes importantes são os programas de prevenção, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd), com crianças e adolescentes; a Rede Catarina, no apoio às mulheres vítimas de violência e que possuem medidas protetivas; e a Rede de Vizinhos, que se tornou um importante instrumento da polícia comunitária, com moradores atentos e denúncias frequentes de possíveis situações criminosas.
As polícias Militar e Civil, assim como os bombeiros, realizam ainda visitas frequentes, rodas de conversas e palestras em empresas, escolas, entidades, igrejas e mesmo lares de idosos, falando sobre prevenção de casos de violência e acidentes. A PM também realiza ações como o “Quartel Aberto”, para receber a comunidade. Em março deste ano, mais de 600 pessoas visitaram o batalhão.
Associação Amigos da Segurança Pública
Jaraguá do Sul também foi a primeira cidade, ainda no ano de 2016, a criar uma Associação de Amigos da Segurança Pública, reunindo representantes das polícias (PM, PRF, Civil, Polícia Penal e Polícia Científica), bombeiros, judiciário, entidades de classe e de iniciativa privada, além do poder público estadual e municipal. A associação é, inclusive, reconhecida com o Título de Utilidade Pública Estadual.
— O nosso trabalho visa buscar investimentos para melhor equipar as corporações, reformas e melhorias nas estruturas físicas, e treinamentos para os profissionais. O objetivo é criar um ambiente favorável para o desempenho das funções das forças de segurança e fazer com que eles se sintam motivados e pertencentes à esta comunidade — observou o presidente da Associação, Leandro Schmöckel Gonçalves.
Continua depois da publicidade
Os recursos para estes investimentos são oriundos de doações de pessoas físicas e jurídicas, e do Ministério Público e do Judiciário (recursos de penas pecuniárias), informou o presidente da associação.
— Cidades como Joinville, Blumenau, e recentemente Brusque, já nos contaram para iniciarem uma associação em sua cidade. Acredito que Jaraguá esteja conseguindo passar este exemplo de trabalho em conjunto — complementou Leandro Schmöckel.
Investimentos
A associação já investiu em uma academia a céu aberto para a PM; na compra de tatames para práticas de artes marciais no presídio de Jaraguá do Sul e na delegacia de Polícia Civil; a construção da chamada Sala Lilás, para atendimento exclusivo para vítimas que procuram a DPCAMI; reforma do posto da PRF em Guaramirim; instalação de condicionadores de ar na sala de agentes penais e na delegacia.
Novo ranking aponta cidade de SC como mais segura do Brasil; confira top 10 do Estado
Além da compra de uma série de equipamentos como duas viaturas blindadas para o Tático da PM; a aquisição de um drone; armas a laser; coletes balísticos; torres de iluminação para identificação de locais de crimes para a Polícia Científica; câmeras para identificar chassis adulterados, e outros.
Continua depois da publicidade
O comandante Kuze ainda ressalta a importância da parceria das prefeituras da região de Jaraguá do Sul, através dos convênios de trânsito e de radiopatrulha, que são utilizados para a manutenção e atualização das viaturas; e compra de EPIs, armamento e mesmo cursos de tiro aos policiais.
Jaraguá do Sul é cidade mais segura de SC e quarta do Brasil, aponta Atlas da Violência
Tecnologia, estratégia, repressão e solução de crimes
Os comandantes da PM ainda destacam o uso da tecnologia, com novos equipamentos e o sistema de videomonitoramento do município, como pontos estratégicos na repressão ao crime, além do apoio da comunidade, com denúncias em casos suspeitos.
— O bandido tem dificuldade para se estabelecer. Se, através do trabalho de investigação e denúncias, sabemos que tem uma quadrilha tentando se firmar por aqui e ainda não temos elementos suficientes para prisão, nós conseguimos fazer uma atuação feroz no trânsito. Com instrumentos de tecnologia como leitores de placas, identificamos carros suspeitos e iniciamos uma abordagem. Fazemos questão de levar os suspeitos para delegacia, para uma condução em flagrante ou termo circunstanciado — relatou o comandante do 14º BPM.
Hoje, não há registro de grandes organizações criminosas instaladas em Jaraguá do Sul. O delegado regional Eric Uratani ainda ressalta a atuação da investigação na resolução de crimes e 100% de casos de homicídio solucionados em Jaraguá do Sul no último ano.
Continua depois da publicidade
Veja fotos da segurança de Jaraguá do Sul
Leia mais
Novo ranking aponta cidade de SC como mais segura do Brasil; confira top 10 do Estado
Cidade mais segura do Brasil possui mais de 800 vagas abertas de emprego