O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, envolveu-se em um incidente aéreo no domingo (19). Devido a condições climáticas adversas, o helicóptero que transportava o presidente caiu, segundo o Ministério das Relações Exteriores. A imprensa estatal informou que ninguém que estava a bordo sobreviveu. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Raisi, que foi eleito em 2021 e tinha mandato até 2025, era a segunda pessoa mais importante do Irã, atrás apenas do aiatolá Ali Khamanei, líder supremo do país e de quem o atual presidente era um protegido e possível sucessor.

Além do presidente do Irã, também estavam a bordo do helicóptero o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian; o governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati; e o líder religioso Hojjatoleslam Al Hashem.

Quando e onde o helicóptero caiu?

O acidente com o helicóptero ocorreu por volta das 13h no horário local (6h de Brasília) de domingo (19). Ebrahim Raisi e outras autoridades voltavam ao Irã após a inauguração de uma barragem no Azerbaijão.

Continua depois da publicidade

De acordo com a imprensa oficial iraniana, o incidente aconteceu na província de Azerbaijão Oriental, em uma área de floresta chamada Dizmar, entre as aldeias de Uzi e Pir Davoor. O local fica em uma região montanhosa, a cerca de 500 km de Teerã, a capital iraniana, o que dificulta as buscas.

O que aconteceu com o helicóptero?

Ainda não está claro o que aconteceu com o helicóptero que transportava o presidente. No primeiro momento, o ministro do Interior do Irã, Ahmad Vahidi, disse que o helicóptero “foi obrigado a fazer um pouso forçado devido às más condições meteorológicas e a névoa.”

Mais tarde, a TV estatal iraniana informou que o helicóptero sofreu um acidente em razão dessas condições, e que outros dois helicópteros que estavam no comboio pousaram em segurança.

Na madrugada de segunda (20), no horário local, a agência de notícias estatal da Turquia, Anadolu, informou que um drone do país encontrou uma fonte de calor que, mais tarde, foi confirmado que se tratavam dos destroços do helicóptero.

Continua depois da publicidade

Busca foi dificultada pelas condições meteorológicas

Segundo o governo, ao menos 40 equipes participaram da tentativa de resgate. Além disso, as Forças Armadas, inclusive a Guarda Revolucionária do Irã (a elite militar iraniana), também participaram das buscas. A neblina, as chuvas e ventos fortes dificultam a condução de buscas aéreas, então, elas têm sido feitas a pé ou com veículos.

Alguns países enviaram recursos para ajudar. A Turquia mandou drones e a Rússia anunciou, no domingo (19), o envio de duas aeronaves avançadas e 50 socorristas profissionais.

O que acontece após a morte do presidente do Irã

De acordo com o artigo 131 da Constituição da República Islâmica, se um presidente ficar incapacitado de exercer suas funções ou morrer no cargo, o vice-presidente assume a posição. Atualmente, quem ocupa esse cargo é Mohammad Mokhber.

A sucessão só ocorre com a aprovação do líder supremo, hoje o aiatolá Ali Khamenei, que tem a palavra final em todos os assuntos de Estado. Em pronunciamento oficial, Khamenei disse que “a nação iraniana não deve se preocupar” e que “não haverá interrupção nas operações do país”.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

Quem é Ebrahim Raisi, presidente do Irã que estava em helicóptero que caiu no Oriente Médio

Como fica o governo do Irã com a morte do presidente Ebrahim Raisi

Presidente do Irã morre em queda de helicóptero, confirma TV estatal