Um avião de pequeno porte caiu nesta quinta-feira no mar em Paraty, litoral sul do Rio de Janeiro. As cinco pessoas que estavam a bordo morreram. Entre elas, o ministro Teori Zavascki, relator da Lava-Jato. Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, dono do avião, e Osmar Rodrigues, piloto, foram identificados. As outras duas vítimas não tiveram seus nomes revelados. O avião partiu do Campo de Marte, em São Paulo. Veja o que já se sabe sobre o acidente:

Continua depois da publicidade

— A morte do ministro foi confirmada por Francisco Zavascki, filho de Teori, em post no Facebook: “Acabamos de receber a confirmação de que o pai faleceu! Muito obrigado a todos pela força!”. Mais cedo, ele havia pedido que as pessoas rezassem “por um milagre”.

— A informação inicial do Corpo de Bombeiros é de que haveria um sobrevivente, e primeiro se falava em quatro que estavam a bordo. Apenas à noite se confirmou o total de cinco vítimas.

— A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a aeronave de matrícula PR-SOM, modelo King Air C-90 havia decolado de Campo de Marte (SP), às 13h01min, com destino a Paraty (RJ). A aeronave é de pequeno porte e tem capacidade para oito pessoas. A Marinha informou que tomou conhecimento por volta das 13h45min da queda da aeronave.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

Ministro Teori Zavascki morre em acidente aéreo

Da Lava-Jato ao impeachment: quem é Teori Zavascki

Acidente com Teori Zavascki paralisa delação da Odebrecht

— A queda foi no início da tarde, próximo à Ilha Rasa. O aeroporto do litoral informou que o avião caiu a dois quilômetros de distância da cabeceira da pista e do centro histórico da cidade. Moradores da região contaram que chovia forte no momento do acidente.

— A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que o avião da Emiliano Empreendimentos e Participações Hoteleiras apresentava certificados de inspeção em dia. Segundo a Anac, não havia nenhuma pendência em relação à aeronave.

— Segundo informação da prefeitura de Paraty, duas escunas deram sustentação para que o avião não afunde. O local é raso, com cerca de 4 metros de profundidade. A região onde o avião caiu é uma área de circulação de muitas embarcações.

Continua depois da publicidade

— Durante a madrugada, os cinco corpos foram resgatados pela equipe de bombeiros. Por volta das 5h os corpos de Zavascki e do empresário Carlos Alberto Fernandes Figueira foram encaminhados ao IML de Angra dos Reis para o reconhecimento de partentes. Os outros três corpos ainda não foram liberados e seguem em Paraty

Veja também:

“A visibilidade era zero”, diz testemunha de queda de avião de Teori Zavascki

Morte de Teori Zavascki alimenta teorias conspiratórias nas redes

Para evitar interrupção da Lava-Jato, juristas defendem redistribuir processos de Teori Zavascki no STF

*Zero Hora