A 39ª edição do Festival de Dança de Joinville acontece daqui a dois meses, de 19 a 30 de julho, mas grande parte da programação já foi divulgada ao longo das últimas semanas. Por isso, o AN todas as informações confirmadas sobre o evento para quem quiser se programar com antecedência.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A Noite de Abertura acontece no dia 19, às 20 horas, com a apresentação do Balé Teatro Guaíra. A coreografia escolhida foi o clássico do ballet “O Lago dos Cisnes”. Serão mais de 40 profissionais da companhia, entre artistas, staff e técnicos para dar a largada ao Festival de Dança.

Outra atração confirmada é a dupla Ana Botafogo e Marcelo Misailidis, que vão comemorar três décadas de parceria artística na Noite de Gala do festival. Eles vão dirigir “ST Tragédias”, que reunirá as obras consagradas “Otelo, o Mouro de Veneza” e “Romeu e Julieta”, de Shakespeare, ao som de Tchaikovski.

Serão 18 bailarinos com o desafio de dar vida ao espetáculo no palco e transmitir toda a carga emocional contida nas histórias. A grande atração da Noite de Gala já tem as participações especiais confirmadas de Mayara Magri e Matthew Ball, primeiros bailarinos da Royal Opera House, de Londres, como intérpretes de Romeu e Julieta.

Continua depois da publicidade

A venda de ingressos para a Noite de Abertura, Noite de Gala e para o restante da programação está aberta desde 1º de abril. A compra pode ser realizada pelo site Ticket Center ou no foyer do Teatro Juarez Machado, anexo ao Centreventos Cau Hansen.

Há direito à meia entrada para participantes do Festival, estudantes, idosos a partir de 60 anos, portadores de deficiência e acompanhante (se necessário), professores da rede estadual de Santa Catarina e do município de Joinville, doadores de sangue e ciclistas que utilizarem o bicicletário do evento.

Outras atrações confirmadas

Serão 12 dias de Festival de Dança de Joinville, com diversas atrações espalhadas pela cidade nos Palcos Abertos, além da Feira da Sapatilha e o Mais Dança. Os cursos e oficinas acontecem de 19 a 23 de julho e de 26 a 30 de julho.

A Estímulo Mostra de Dança concentrará os grupos que se destacaram nas cinco edições anteriores do evento nos dias 20 e 23 de julho, no Teatro Juarez Machado. Já a Seleção Final de Variações está programada para 19 de julho, enquanto o K-Pop Festival acontece no dia 24.

Continua depois da publicidade

No dia 29, será tempo de aplaudir os jovens talentos que se destacaram durante o Festival na Noite dos Campeões Junior. A programação será encerrada em 30 de julho, com o destaque e reconhecimento aos bailarinos por meio da Tarde dos Campeões do Meia Ponta, no Teatro Juarez Machado; e da Noite dos Campeões Sênior, no Centreventos Cau Hansen.

Apresentação no Festival de Dança
Mostra competitiva começa no dia 20 (Foto: Maringas Maciel, Divulgação)

Mostra competitiva

A Mostra Competitiva começa em 20 de julho, com apresentações de Jazz e Balé Clássico de Repertório. No dia seguinte, a programação segue com Danças Populares Internacionais, Danças Populares Brasileiras e Balé Neoclássico. Em 22 de julho, será a vez do Balé Clássico de Repertório e da Dança Contemporânea. A primeira semana encerra com Danças Urbanas e Sapateado, no dia 23.

O Jazz e o Balé Clássico de Repertório estarão em destaque em 25 de julho. No dia seguinte, o público vai conferir as coreografias de Danças Populares Brasileiras, Danças Populares Internacionais e Balé Neoclássico. O dia 27 será a noite de Jazz e Dança Contemporânea, enquanto o último dia de disputa, 28 de julho, terá Danças Urbanas e Sapateado.

Os pequenos bailarinos mostrarão as habilidades em Dança Contemporânea, Sapateado e Danças Urbanas, no dia 27, no Meia Ponta. Em 28 de julho, será a vez dos talentos mirins apresentarem coreografias de Balé Neoclássico, Balé Clássico de Repertório, Danças Populares Brasileiras e Danças Populares Internacionais. A última tarde competitiva será no dia 29, com Jazz, Balé Neoclássico e Balé Clássico de Repertório.

Continua depois da publicidade

Competição para acima de 40 anos

O Instituto Festival de Dança preparou uma novidade para os bailarinos acima dos 40 anos: o Festival 40+. O evento será realizado nas tardes dos dias 21, 22 e 23 de julho, no Teatro Juarez Machado. A atração terá caráter competitivo e foi criada com o foco em atender grupos amadores que queiram ter a vivência de se apresentar em palco competitivo do Festival de Dança.

Em sua primeira edição, o Festival 40+ contará com as categorias Dança de Salão, Dança Coreográfica (gênero livre que envolve diversos gêneros, como ballet, jazz, danças urbanas, dança contemporânea e sapateado) e Dança Popular Folclórica. Além da competição, os trabalhos inscritos também passam por seleção para apresentações nos Palcos Abertos, que são localizados em diversos pontos da cidade e região.

“Movimento”, de Décio Soncini (Foto: Divulgação)

Obra simboliza 39ª edição do Festival de Dança

“Movimento” é o nome da obra que simbolizará o 39º Festival de Dança de Joinville. A pintura acrílica sobre tela de 70 x 50 cm é de autoria de Décio Soncini, que, neste ano, completa 50 anos de contribuições para as artes plásticas.

– As influências para a criação da obra são várias pois, afinal, quando tratamos de um determinado tema, no caso a dança, há um diálogo com artistas que já trataram do mesmo tema no passado – explica.

Continua depois da publicidade

Décio Soncini acumula cerca de 30 exposições individuais, nos estados brasileiros do Pará, Paraná, Santa Catarina e São Paulo; e em Xangai, na China.

O artista plástico realizou participações em mais de 50 exposições coletivas, onde levou a sua arte também para o Distrito Federal e Goiás, além de países como Alemanha, França, Japão, México e Portugal. Fez parte de 30 salões e já teve seu trabalho premiado em pelo menos seis edições.

Leia também:

Confraria do Piano terá show de Zizi Possi em Joinville

Joinville volta a ter um parque de diversões na Expoville

Pedala Tour chega a Joinville pela primeira vez; saiba como participar