Quem busca ecoturismo tem a opção de visitar as cidades do Extremo Sul de Santa Catarina, onde estão os cânions dos Aparados da Serra e da Serra Geral. As atividades vão desde trilhas, para os mais aventureiros, às cavalgadas em meio à natureza.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Há, por exemplo, trilhas que passam na parte inferior por entre os cânions, no lado de Santa Catarina, e outras que estão na parte de cima, no lado do Rio Grande do Sul.

VÍDEO: Paraquedistas pulam de toboágua a 3 mil metros de altura em SC

Os atrativos ficam no território do Geoparque Mundial Caminhos dos Cânions do Sul, reconhecido pela Unesco. As cidades catarinenses de Praia Grande, Jacinto Machado, Morro Grande e Timbé do Sul, e as gaúchas de Cambará do Sul, Mampituba e Torres integram o geoparque.

Continua depois da publicidade

Trilhas

Uma das mais famosas da região, a Trilha do Rio do Boi está localizada no interior do Cânion Itaimbezinho, em Praia Grande, município conhecido como a Capital dos Canyons. A atração faz parte do Parque Nacional dos Aparados da Serra.

— É mais pesada e tem uma dificuldade maior. São cerca de sete a oito horas de caminhada e se tem uma visão de baixo para cima dos cânions, onde caminha no meio deles pelo leito do rio e entre as pedras — destaca o diretor de Turismo de Praia Grande, Guilherme Mainieri.

Conheça a ave rara registrada por fotógrafo em cidade de SC

Com dificuldade moderada, a Trilha do Cânion Malacara proporciona uma visão parecida entre os cânions e fica dentro do Parque Nacional da Serra Geral. A caminhada dura de três a quatro horas e é possível ver as piscinas naturais.

Já na parte superior, os aventureiros podem caminhar pela ‘borda’ do Cânion Itaimbezinho e ter uma visão panorâmica da paisagem, de cima para baixo.

Continua depois da publicidade

Passeios

A visita ao Morro dos Cabritos é outra forma de ter uma visão panorâmica da paisagem de Aparados da Serra e do litoral. Outras atividades acontecem nos arredores dos parques, especialmente ao nascer ou pôr do sol.

Saiba quando visitar o Farol de Santa Marta em Laguna sem agendamento

— Há cavalgadas e passeios de quadriciclo. Algumas propriedades oferecem atividades ao nascer do sol. Além do voo de balão, que ocorre todo dia, no amanhecer — completa o diretor.

No lado gaúcho, que pode ser acessado por Praia Grande, está a tirolesa mais alta das américas. A atração, com aproximadamente dois mil metros de altitude acima do nível do mar, fica em Cambará do Sul.

Ingressos

A entrada para os Cânions Itaimbezinho e Fortaleza custa R$ 97. Durante o mês de junho, os visitantes têm a opção de escolher o ingresso solidário por R$ 49,90 e doação de um quilo de alimento. Os itens arrecadados serão enviados às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.

Continua depois da publicidade

Os ingressos são válidos por sete dias, ou seja, os visitantes podem retornar ao parque em caso de mau tempo dentro desse período. Além disso, na Trilha do Rio do Boi, é obrigatório a presença de um guia, que deve ser pago à parte. Há, ainda, a opção de alugar uma bicicleta para fazer as trilhas.

Veja fotos dos Cânions dos Aparados

Leia mais

FOTOS: Casas de pedra mantêm viva a história da imigração italiana no Sul de SC

Saiba quando visitar o Farol de Santa Marta em Laguna sem agendamento