Um sommelier é um profissional altamente qualificado que dedica seu conhecimento a bebidas, especialmente vinhos, cervejas e destilados. Sua expertise vai além da simples degustação, abrangendo um universo de aromas, sabores, técnicas e combinações que elevam a experiência de consumo.
Continua depois da publicidade
Receba as notícias e os conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp
Saiba tudo sobre vinhos na página especial Nosso Vinho
Pensando na importância desse tema, vamos embarcar em uma jornada para desvendar as funções e responsabilidades de um sommelier, destacando sobre a expertise na degustação e as suas funções profissionais. Continue com a gente para saber mais sobre o assunto.
O que é e o que faz um sommelier?
Trata-se de um profissional treinado e com conhecimento profundo de vinhos e bebidas relacionadas. O sommelier se responsabiliza por selecionar, pedir e servir vinhos e outras bebidas alcoólicas. Além disso, o profissional é responsável por combiná-los com a comida, ajudando a proporcionar uma experiência positiva para as pessoas no momento de degustar o vinho.
Continua depois da publicidade
Se considerarmos essas atribuições, podemos dizer que o sommelier pode atuar em um amplo conjunto de locais. Entre eles estão restaurantes, lojas, adegas de vinhos, hotéis etc.
Como que alguém se torna sommelier?
Para se tornar um sommelier é preciso passar por um rigoroso processo. Isso porque, ele deve ter bastante sensibilidade, ter um paladar bem apurado e ter um bom gosto para fazer as harmonizações com a bebida.
Primeiramente, assim como em diversas áreas de atuação, é necessário ganhar experiência profissional. Isso pode ser obtido por meio de trabalhos na indústria hoteleira, em restaurantes, entre outras possibilidades.
Na sequência é necessário se inscrever em um programa de educação sobre vinhos. Os programas estão disponíveis em diferentes instituições e entre elas estão universidades, faculdades comunitárias, escolas de vinhos etc. Esses cursos deixam o profissional preparado para enfrentar diversos desafios relacionados à indústria do vinho.
Continua depois da publicidade
Depois é importante adquirir experiência prática na indústria de vinho. Isso pode ser feito por meio de trabalhos em vinícolas, lojas de vinhos etc. Em alguns casos pode ser necessário obter certificações internacionais, como a International Sommelier Guild e a Advanced Wine Certificate (AWC).
Ambas as certificações vão ajudar o profissional a se tornar mais preparado para enfrentar os diferentes desafios relacionados aos trabalhos na indústria dos vinhos como todo. Além disso, elas vão complementar os aprendizados dos cursos anteriores e a bagagem obtida nos trabalhos anteriores.
Em relação ao tempo de preparação para se tornar um sommelier não há uma regra exata, pois isso varia conforme as demandas do mercado da sua área de atuação e a bagagem profissional de cada indivíduo.