Assim que uma pessoa entra em curso de Medicina, já pode começar a pensar em qual especialidade quer atuar no futuro. De modo que algumas áreas, como ortopedia e pediatria são mais “famosas” entre os estudantes. Entretanto, uma das especialidades menos conhecidas é a hebiatria.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Continua depois da publicidade

O que faz um hebiatra?

De acordo com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), o hebiatra é uma subespecialidade da Pediatria que busca trabalhar e atender jovens na fase da adolescência. Em geral, o paciente que é encaminhado ao especialista deve estar em uma faixa de idade que vai dos 10 aos 20 anos.

Conforme Marcelo Meireles, médico hebiatra da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFMT), o trabalho de um médico dessa especialidade envolve várias pessoas do ciclo do paciente, seguindo com uma conversa isolada com o adolescente em seguida. 

Ao site da EBSERH, o especialista afirmou: “É nessa etapa que iremos abordar os aspectos biopsicossociais da vida dele, que passa por transformações. Tem a puberdade, o estirão de crescimento, mas também muita mudança psicológica, social, emocional, fatores de risco que podem ser prevenidos, detectados precocemente para serem trabalhados”.

Continua depois da publicidade

Justamente por envolver tanto uma conversa com os pais quanto uma parte apenas com o jovem, a consulta tende a ser mais demorada que uma consulta normal de um pediatra. Com isso, conseguem encontrar outros aspectos da vida do adolescente, como problemas específicos que tem aparecido cada vez mais.

Como se tornar um hebiatra?

De acordo com o site da Rede D’or, o Hebiatra precisa ter a graduação completa em medicina, além de fazer duas especializações com residência, tanto a de Pediatria quanto a de medicina de adolescentes. Assim, se torna especialista em questões como puberdade e maturação sexual.

Quanto ganha um hebiatra?

De acordo com o site Salário.com, que teve seus dados atualizados em outubro de 2024, um hebiatra recebe por mês R$ 9.115,40. O site utiliza dados de 2.392 profissionais admitidos e demitidos sob o regime CLT nos últimos 12 meses.

Continua depois da publicidade

Leia também

O que faz e quanto ganha um anestesista no Brasil?

O que faz e quanto ganha um alergista no Brasil?

O que é “fresh frozen”, técnica de cadáveres importados para uso em cursos no Brasil