No momento em que um paciente entra em uma sala de cirurgia, todas as funções são importantes. Mas uma das que carregam maior importância nessas horas é o anestesista. Já que é ele quem garante a segurança do paciente e certifica que a equipe cirúrgica trabalhe com mais tranquilidade durante a operação.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Mas afinal de contas, quais os detalhes sobre as funções desse tipo de profissional no Brasil? Qual é o salário médio desse profissional? Confira.
Continua depois da publicidade
O que é anestesia?
De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) do Ministério da Saúde, a anestesia é um estado de total ausência de dor durante um procedimento médico. Esse estado geralmente é alcançado através de medicação ministrada pelo anestesista. Em resumo, a anestesia pode ser geral, onde o paciente dorme durante o procedimento, ou local onde é possível ficar adormecido ou acordado.
Atuações no Brasil
De acordo com o Serviço de Anestesiologia de Joinville (SAJ), a atuação do anestesista é multiprofissional, participando de procedimentos cirúrgicos de várias áreas diferentes. Isto pois sua presença é obrigatória em qualquer operação. Já o BVS aponta que a função principal é monitorar os sinais vitais e garantir que o corpo reaja ao procedimento com segurança.
Assim, esse profissional acompanha o paciente durante o procedimento, para que seja aplicada a dosagem correta e garantir que a cirurgia seja feita em segurança.
Continua depois da publicidade
Anestesista ou Anestesiologista?
Muita gente acha que existe uma diferença entre anestesista e anestesiologista, porém na prática médica é a mesma coisa, os dois são utilizados como sinônimos.
Como se tornar anestesista?
Assim como todas as outras especialidades médicas, o anestesista precisa necessariamente cursar a graduação em medicina. Segundo a BVS, esses profissionais cursam os seis anos em medicina e fazem uma especialização de dois ou três anos na área de anestesiologia. Esse momento normalmente ocorre na residência médica.
Contudo, antes de atuar, os recém-especializados precisam fazer uma prova a nível nacional que teste os conhecimentos. Com a aprovação, o profissional passa a ser reconhecdo pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia e o Conselho Federal de Medicina.
Continua depois da publicidade
Qual a média salarial no Brasil?
Por fim, existem várias fontes que apontam um número muito diverso em termos de salário médio. Primeiramente, o Glassdoor, a média salarial base é 20 mil reais por mês. Por outro lado, o Guia de Carreira, que é baseado no Banco Nacional de Emprego (BNE), um anestesista com até dois anos de experiência ganha entre 5 mil e 8 mil reais mensais.
Leia também
Existe limite de idade para mulher engravidar? Entenda
Os sinais de que a vitamina B9 está em falta no seu organismo