Os prédios que surgem na paisagem a cada mês não deixam o crescimento passar despercebido. Qualquer um que conheceu Itapoá anos atrás e volta hoje ao município do Litoral Norte catarinense nota que a cidade cresceu — e muito. Divulgado nesta quarta-feira (28), o dado oficial do Censo 2022 comprova que Itapoá foi a cidade de Santa Catarina que mais cresceu nos últimos anos 12 anos, mais que dobrando a população em relação ao levantamento de 2010.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O Censo 2022 aponta o município com 30.750 habitantes, quase 16 mil a mais em relação aos 14.763 que tinha em 2010. Antes, em 2000, Itapoá tinha apenas 8.839. O crescimento na última década chega a 108%, o maior de SC percentualmente. Ao lado de Barra Velha, são as duas únicas cidades catarinenses que viram a população dobrar desde 2010.
Mapa mostra a população da sua cidade em SC
Última praia do Litoral catarinense, fazendo divisa com o Paraná pela cidade de Guaratuba, Itapoá passou a atrair cada vez mais visitantes e, consequentemente, moradores nas últimas décadas. A larga faixa de praia, que chega a 32 quilômetros, passou a receber prédios modernos e até condomínios de luxo nos últimos anos, que ainda destoam de boa parte da paisagem intocada da cidade.
Continua depois da publicidade
Inaugurado em 2011, o Porto de Itapoá foi um dos propulsores do crescimento. De gestão privada, o terminal é um dos mais modernos do Brasil e, no ano passado, foi o com maior crescimento na movimentação de contêineres no país. Segundo a administradora do porto, no ano passado 555 navios passaram pelo terminal, um número 4,9% maior do que o ano anterior.
Joinville ganha mais de 100 mil habitantes e chega a 616 mil moradores, aponta Censo 2022
Também com apoio do porto, a cidade viu os seus acessos se qualificarem na última década. As rodovias estaduais SC-416 e SC-417, que conectam Itapoá com Garuva e a BR-101, receberam melhorias e tornaram o acesso ao município mais rápido. Recentemente, o presidente do Porto, Cássio Schreiner, sinalizou a movimentação do terminal para buscar apoio do governo estadual para a duplicação das rodovias.
Além disso, Itapoá tem ainda uma conexão com a região histórica e turística da Vila da Glória, que pertence à São Francisco do Sul e tem conexão marítima com Joinville, pelo ferry boat.
Leia também
Município mais novo do Brasil, Pescaria Brava aparece pela 1ª vez no Censo do IBGE