Um resgate a 42 metros de altura e debaixo de chuva no Hospital Santa Catarina de Blumenau chamou a atenção de muita gente que passava pela Rua Amazonas, região central da cidade, nesta sexta-feira (20). Afinal, não é sempre que um “paciente” sai da unidade pelo telhado com a ajuda de uma escada gigante do caminhão do Corpo de Bombeiros Militar. Mas apesar de parecer que algo grave estava acontecendo, na verdade tratou-se de um simulado de incêndio no setor de oncologia.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
A ação exigiu a saída controlada de pacientes e colaboradores, focando no tempo de resposta e na triagem adequada dos pacientes, justamente para avaliar a eficácia dos procedimentos de evacuação. Como mostram as imagens feitas pelos profissionais do hospital, a simulação teve desde uma fumaça fake no setor, até a remoção do paciente da cama e colocação na maca dos bombeiros, para, então, colocá-lo no cesto de transporte do caminhão — com capacidade para 300 quilos.
Veja fotos da ação
Continua depois da publicidade
O paciente foi interpretado por um dos cinco bombeiros comunitários mobilizados para o simulado. Além deles, outros 15 bombeiros militares, 23 brigadistas, quatro integrantes da equipe da Segurança do Trabalho e 12 voluntários da Unisociesc atuaram na “ocorrência”. De acordo com o coordenador da Brigada de Emergência, Rafael Lacerda do Nascimento, os tempos de resposta, evacuação e atendimento identificados na ação ficaram dentro dos parâmetros esperados.
Simulado com múltiplas vítimas
Ainda na sesta sexta-feira, o Hospital Santa Catarina de Blumenau também fez um simulado de atendimento com múltiplas vítimas no pronto atendimento, como casos de acidentes, desastres climáticos, incêndios ou até mesmo ataques.
— O objetivo principal é assegurar que os profissionais envolvidos — como médicos, enfermeiros, bombeiros e equipes de resgate — atuem de maneira coordenada, eficiente e ágil, priorizando o atendimento às vítimas conforme a gravidade dos ferimentos — diz a supervisora do Pronto Atendimento, Gisele da Silva.
Leia mais
Mãe morre a caminho do casamento da filha em SC após cair de carro em rio
Pais e irmã de jovem soldado do Exército morto em Blumenau vão receber indenização