Parte do litoral de Santa Catarina acordou em meio às nuvens nesta quarta (24). Um nevoeiro denso, que demora a dissipar, vem sendo registrado em vários pontos do Estado nos últimos dias. Nesta manhã, o aeroporto de Florianópolis chegou a fechar em função do fenômeno. Por volta das 8h30min, os voos foram normalizados.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Segundo a meteorologista Gilsânia de Souza Cruz, da Epagri/Ciram, trata-se de um nevoeiro marítimo. O fenômeno ocorre em áreas litorâneas, em condições específicas:

— É comum no inverno e no outono, quando temos massas de ar mais quentes que o normal, e águas com superfície mais fria. Nesta quarta, por exemplo, estamos com a temperatura da água em entre 16°C e 18°C no nosso litoral. O ar mais quente, quando encosta na água, condensa. O nevoeiro nada mais é que uma nuvem que se forma perto da superfície — explica.

Santa Catarina terá dia de sol com risco de geada nesta quarta-feira

Continua depois da publicidade

O nevoeiro marítimo costuma ser mais denso do que o nevoeiro de radiação, comum no interior do Estado. O nevoeiro de radiação geralmente se dissipa algumas horas após o nascer do sol, com o aquecimento da superfície, mas o marítimo pode demorar mais tempo.

— Conforme a água esquenta, o nevoeiro marítimo tende a dissipar. Mas às vezes não dissipa, como ocorre no Sul da Ilha, ou na região de Imbituba — exemplifica a meteorologista.

Veja fotos do nevoeiro em Florianópolis

Previsão para os próximos dias

A previsão da Defesa Civil é de que o nevoeiro dissipe ao longo da manhã desta quarta (24). Na quinta (25) e na sexta (36) o fenômeno deve se repetir, se formando entre a noite e madrugada e dissipando ao longo da manhã, dando lugar ao predomínio do sol.

Continua depois da publicidade

Por conta do nevoeiro, o órgão recomenda atenção nas estradas e na navegação. E recomendável manter a distância de outros veículos e transitar em velocidade reduzida.

Leia também

Mundo viveu o dia mais quente já registrado na história, diz observatório de clima

Operação Tio Patinhas mira suspeitos de tráfico de drogas em 16 municípios de SC