Na manhã desta quarta-feira (13), Maria Emília Casas, moradora do bairro Vorstadt, em Blumenau, levou um susto ao ver um “batalhão” de formigas circulando pelo lado de fora da casa dela. Popularmente chamadas de “taiocas”, as formigas de correição são carnívoras e têm um estilo de vida diferente.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Vê-las não é de todo incomum, explica o biólogo Francisco Carneiro, mas menos provável no inverno, já que os insetos são regulados pelas condições do tempo. Quanto mais quente, mais aparecem. Como a estação mais fria do ano não está apresentando temperaturas tão baixas assim em Blumenau, o tempo fica propício para as taiocas fazerem o que sabem de melhor: expedições.
Isso porque a espécie é nômade. Elas saem em busca de alimentos, inclusive outros animais, e “moram” em ninhos formados pelas próprias formigas. Com a aproximação da época reprodutiva, as taiocas se movimentam mais para garantir os recursos. Essa “caça” por folhas, ovos, larvas, e outros insetos ocorre em grupo e normalmente durante o dia.
Foi isso, então, que a leitora do NSC Total presenciou. Apesar de assustar, as formigas de correição não são venenosas e, por serem nômades, logo vão embora. As formigas de correição têm 200 espécies e são conhecidas como uma das maiores predadoras do Brasil.
Continua depois da publicidade