Um apagão cibernético global ainda causa impactos em sistemas de computadores, bancos, transportes, empresas e outros setores em diversos países nessa sexta-feira (19). O problema foi provocado por conta de uma falha em um dos sistemas de segurança da empresa norte-americana CrowdStrike. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A empresa detalhou que uma falha na atualização de uma ferramenta chamada Falcon, que é utilizada para detectar e monitorar possíveis invasões de hackers, causou as intercorrências.
Em uma publicação no X (antigo Twitter), o CEO da empresa, George Kurtz, negou também a possibilidade de se tratar de um ataque cibernético.
“A CrowdStrike está trabalhando ativamente com clientes afetados por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts Windows. Os hosts Mac e Linux não são afetados. Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada”, escreveu ele.
Continua depois da publicidade
Apagão cibernético mundial causa atrasos para passageiros em Aeroporto de Florianópolis
A empresa de tecnologia Microsoft foi uma das impactadas pelo problema. Em um comunicado publicado na manhã desta sexta, a empresa disse que todos os serviços foram impactados. Ela alegou que o sistema da Azure, plataforma de computação em nuvem que usa o sistema da Falcon, teve uma falha, o que provocou as interrupções.
Outros aplicativos como Teams, PowerBI e Fabric também tiveram instabilidade. O site Downdetector, que indica reclamações de usuários de canais digitais, registrou reclamações de aplicativos da Microsoft especialmente na noite de quinta-feira (18).
A empresa informou que os seguintes serviços já voltaram a funcionar, até a última atualização dessa reportagem:
- Microsoft Defender;
- Microsoft Defender para Endpoint;
- Microsoft Intune;
- Microsoft OneNote;
- OneDrive;
- SharePoint Online;
- Windows 365;
- Viva Engage
Continua depois da publicidade
“Os clientes que continuam tendo problemas devem entrar em contato com a CrowdStrike para obter assistência adicional”, informou a Microsoft.
Contudo, segundo a Reuters, quem acionar a empresa irá ouvir a mensagem: “obrigado por entrar em contato com o suporte da Crowdstrike. Estamos cientes dos relatos de falhas”.
Apagão cibernético ao redor do mundo
O Escritório Federal Suíço de Segurança Cibernética (BACS) destacou que as interrupções estavam ocorrendo por conta de uma atualização ou configuração incorreta da empresa de segurança cibernética.
Contudo, a CrowdStrike, não confirmou a relação entre o apagão global e a falha no sistema da empresa de segurança.
Continua depois da publicidade
Usuários de diferentes países relataram que, ao ligar o computador, as ferramentas da Microsoft apresentaram falhas ou computadores travaram, com uma “tela azul da morte”.
Empresas aéreas, de telecomunicações e de finanças enfrentam problemas. Segundo a rede de TV norte-americana ABC, voos da American Airlines, United e Delta foram suspensos. Há registros de problemas na Austrália, Holanda, Panamá, Reino Unido e Alemanha.
No Reino Unido, serviços ferroviários e de telecomunicações foram atingidos. O canal Sky News ficou fora do ar por dificuldades em fazer transmissões ao vivo. No Brasil, bancos e fintechs apresentavam problemas em seus aplicativos.
Leia também
Apagão cibernético afeta voos, bancos e telecomunicações em vários países