Um objeto misterioso, conhecido como “monólito”, voltou a ser encontrado nos Estados Unidos no último final de semana. O bloco espelhado apareceu em uma área no norte de Las Vegas e gerou curiosidade entre internautas. Contudo, essa não é a primeira vez que esse tipo de objeto surge “do além” e deixa diversos questionamentos. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Um monolito, ou monólito, é uma estrutura de grande dimensão, geralmente pontiaguda, como a encontrada em Las Vegas. De acordo com a polícia local, membros da unidade de busca e resgate acharam o item no Gass Peak, um dos pontos mais altos da região.

Registros da estrutura foram compartilhados nas redes sociais na segunda-feira (17) e logo viralizaram. Ainda não se sabe de onde o objeto surgiu e ninguém “assumiu” sua autoria.

Contudo, as características do objeto lembram muito com um movimento que aconteceu em 2020 e que parece que ocorreu novamente. Naquele ano, monolitos metálicos foram encontrados na Europa e nos Estados Unidos, e um grupo de artistas reivindicou a autoria das estruturas depois de muita especulação.

Continua depois da publicidade

Relembre aparição de objetos misteriosos em 2020

O primeiro registro de um monolito que “surgiu” em um local público foi no estado de Utah, nos Estados Unidos. A estrutura de 3,6 metros de altura foi achada em uma área remota e o Departamento de Segurança Pública de Utah se posicionou sobre o caso de forma bem humorada.

“É ilegal a instalação de estruturas ou objetos de arte sem autorização em terras federais, não importa de que planeta você venha”, disse o órgão em nota, como relatado pela BBC. Pouco tempo depois, o item foi retirado por razões ambientais.

Um monolito semelhante, também de metal, foi visto na Europa, na cidade de Piatra Neamt, próximo a um sítio arqueológico na Romênia. Com cerca de quatro metros de altura, a estrutura estava virada para o Monte Ceahlau, conhecido localmente como a “Montanha Sagrada”.

O prefeito da cidade também levou a situação de forma bem-humorada em um comunicado. “Minha aposta é que alguns alienígenas adolescentes, atrevidos e terríveis saíram de casa com a nave espacial dos pais e começaram a plantar monolitos metálicos ao redor do mundo. Primeiro em Utah e depois em Piatra Neamt. Estou honrado que tenham escolhido nossa cidade”, como relatou o site Vox. O monólito desapareceu, da noite para o dia, quatro dias após a aparição.

Continua depois da publicidade

No mesmo dia em que o monolito sumiu na Romênia, outro surgiu na Califórnia, nos Estados Unidos. Com tamanho e formato semelhante, porém um pouco mais estreito, o item estava no alto de uma montanha. Porém, este não foi embutido no solo e foi derrubado um dia depois por um grupo, que transmitiu o ato em uma rede social.

No final de 2020, um coletivo chamado “Os artistas mais famosos”, do Novo México, nos Estados Unidos, reivindicou a autoria dos dois monolitos que apareceram no país, em Utah e na Califórnia. O grupo fez postagens bem-humoradas nas redes sociais, questionando se eles teriam sido deixados por ETs e ainda sugerindo a venda de um dos objetos por US$ 45 mil (cerca de R$ 232 mil).

O objetivo da ação seria fazer com que as pessoas pensassem que alienígenas teriam tentado contato com humanos em um ano fora do normal, como foi o do início da pandemia de Covid-19.

O que explica os monolitos de 2024?

Em março deste ano, outro monolito apareceu em uma colina chamada Hay Bluff, no leste do País de Gales. O local, de difícil acesso, com ventos contínuos e uma única vegetação rasteira capaz de sobreviver, fica próximo a cidade de Hay-on-Wye. Ainda não se sabe como a coluna de metal com três metros de altura foi parar lá. Da mesma forma, não se sabe qual a explicação para o monolito mais recente em Las Vegas, nos EUA.

Continua depois da publicidade

Monolitos ao redor do mundo

Leia também

Solstício de inverno: entenda por que esta quinta-feira é o dia mais curto do ano

“Domo de calor” atinge 70 milhões de pessoas nos EUA