As bandeiras de candidatos nas Eleições 2024 estão presentes nas últimas semanas em praças, rótulas e calçadas. Chamadas de windbanners, esse tipo de publicidade é comum também em alguns estabelecimentos do comércio para chamar a atenção dos clientes, mas neste ano tornou-se o principal instrumento visual de propaganda de rua dos concorrentes aos cargos de prefeito e vereador.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

As bandeirolas de rua surgiram para substituir outras propagandas externas comuns em eleições, como o uso de placas, faixas, bonecos e cavaletes, que foram barradas pela Justiça Eleitoral desde a reforma eleitoral de 2013.

No início da noite, é comum ver veículos percorrendo as ruas da cidade e recolhendo as hastes que seguram as bandeiras dos candidatos. A medida não ocorre em vão. A legislação eleitoral prevê que artefatos como bandeiras podem ser colocados ao longo das vias públicas, desde que sejam móveis e não atrapalhem o trânsito de pessoas e carros. Na prática, isso exige que as bandeiras sejam colocadas e retiradas diariamente, no horário entre 6h e 22h.

Guia de candidatos e apuração em tempo real

Continua depois da publicidade

Equipes de campanha consultadas pela reportagem informaram que a aposta nos windbanners é considerada importante como estratégia off-line para atingir mais pessoas, como eleitores que não acessam redes sociais. Além disso, é menos poluente e gera menos poluição visual.

Outras formas de divulgação na rua

A legislação eleitoral também permite que, além das bandeiras e artefatos móveis, mesas sejam utilizadas em vias públicas para distribuição de material impresso de propaganda. Elas também não podem atrapalhar a passagem de pessoas. Outras formas de propaganda eleitoral em vias públicas são proibidas.

No caso da divulgação em residências e carros, há regras específicas — em resumo, são permitidos apenas adesivos nas janelas das residências e adesivos perfurados nos vidros traseiros dos carros.

A divulgação impressa das candidaturas permanece com as mesmas regras, com possibilidade de divulgação de santinhos e folhetos com outros formatos. As únicas exigências são as informações sobre o nome do candidato, gráfica, CNPJ e tiragem com quantidade de exemplares.

Continua depois da publicidade

Veja fotos das bandeiras de rua dos candidatos

Apuração ao vivo das Eleições 2024

O NSC Total faz apuração em tempo real das Eleições 2024 em 6 de outubro. A ferramenta atualiza a disputa voto a voto em todas as cidades de Santa Catarina e do Brasil assim que dados são computados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A página traz ainda os números de todos os candidatos e informações completas de todos os concorrentes nas eleições municipais. 

Leia também

SC tem 15 candidaturas coletivas nas eleições 2024, quinto maior número do país

SC tem disputa direta entre dois candidatos a prefeito em 4 a cada 10 cidades nas Eleições 2024

Por que queda de candidaturas no país teve impacto menor em SC nas Eleições 2024