Os dois últimos dias de campanha eleitoral marcam as tentativas finais dos candidatos ao governo de Santa Catarina e à Presidência da República de conseguir os votos necessários para obter a vitória no segundo turno, no domingo (30).

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total

As datas já são marcadas por restrições da legislação eleitoral. A realização de comícios e atos públicos, por exemplo, já não é possível. A data-limite para esses eventos de campanha foi nesta quinta-feira (27).

Uma das maiores expectativas para esta reta final está em torno do debate dos candidatos à Presidência da TV Globo, entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), marcado para as 21h30min desta sexta. O programa deve ser o único compromisso das agendas de Lula e Bolsonaro.

Continua depois da publicidade

A expectativa é de que o petista aposte em temas da economia, como a política de reajuste do salário mínimo, enquanto o atual presidente deve repetir a tática de questionar Lula sobre casos de corrupção.

No caso dos candidatos ao governo, o último debate já foi realizado na noite desta quinta, na NSC TV. Por cerca de duas horas, os candidatos debateram sobre temas como combate à corrupção, infraestrutura e saúde e apresentaram suas propostas para o desenvolvimento do Estado.

Encerramento do horário eleitoral

A exibição do horário eleitoral gratuito também termina nesta sexta-feira (28). No programa desta quinta, Lula respondeu perguntas de apoiadores sobre temas da economia, como o salário mínimo, e Bolsonaro destacou melhoras de indicadores do país após o período mais crítico da pandemia.

Entre os candidatos de SC, Décio fez um programa apresentando a família, com depoimentos do pai, irmãos e filhos. O mesmo programa deve ser exibido nesta sexta-feira.

Continua depois da publicidade

O programa de Jorginho Mello desta quinta-feira reforçou propostas de campanha como a criação de cursos técnicos e o programa Faculdade Gratuita, que vem sendo anunciado no decorrer do período eleitoral.

Nesta sexta, o último programa do candidato do PL deve ter imagens do candidato em Herval d’Oeste, cidade onde cresceu, relembrando o passado e falando com os eleitores sobre o sonho de ser governador.

Agendas dos últimos dias

Para esta sexta-feira, a campanha de Décio Lima tem uma entrevista de rádio e uma sabatina on-line previstas para a manhã, e outra entrevista no período da tarde. Já o candidato Jorginho Mello tem prevista na agenda apenas uma reunião com a equipe de trabalho, em Florianópolis.

Com o fim do prazo legal para comícios, debates e programas eleitorais na TV, o sábado, último dia de campanha, será destinado às únicas atividades ainda permitidas pelo calendário eleitoral, como a entrega de santinhos e materiais impressos, bandeiraços, caminhadas e carreatas.

Continua depois da publicidade

A campanha de Décio fará um ato de encerramento com uma caminhada ao lado de apoiadores no Centro de Florianópolis. A programação de Jorginho Mello não deve ter compromissos públicos no último dia.

Leia também

Lula e Bolsonaro participam de último debate antes do 2º turno; veja as regras

Empresas investigadas em SC impõem voto em Bolsonaro, demissões e até visita a Michelle

PT leva PL à Justiça por uso de verbas para mulheres na campanha de Jorginho