Depois de um ano sofrido para alguns e de comemorações para outros torcedores, o calendário do futebol catarinense encerrou neste domingo (26), com a final da Copa Santa Catarina e o título do Marcílio Dias. Ao longo de 2023, Santa Catarina teve acesso, teve título, teve permanência, e, com muito esforço, não teve rebaixamento. Confira nesta matéria a projeção para os principais times catarinenses no próximo ano e quais campeonatos cada clube joga.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Figueirense já tem técnico contratado para temporada 2024

Criciúma anuncia renovação de contrato com o técnico Cláudio Tencati para a temporada 2024

Continua depois da publicidade

Criciúma é Série A!

O Criciúma é o único time catarinense a jogar na elite do futebol brasileiro em 2024. Após conquistar o acesso em uma festa linda no Heriberto Hülse, o time volta para a Série A depois de uma década fora. Além disso, o Tigre também joga a Copa do Brasil e a Recopa Catarinense. É o time com a agenda mais ocupada de Santa Catarina.

Joga: Série A do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Recopa Catarinense e Campeonato Catarinense

Avaí continua na Série B

O Avaí também lutou pela permanência, mas na Série B. Segundo o colunista da NSC Total Faraco, o planejamento do clube para 2024 já está desenhado e foi feito em reuniões do departamento de futebol e da comissão técnica nas últimas duas semanas, após o Avaí encaminhar sua permanência na Série B para o ano que vem. O Leão da Ilha já anunciou a saída de vários jogadores para 2024.

Avaí planeja poucas permanências para 2024

Joga: Série B do Campeonato Brasileiro e Campeonato Catarinense

Chapecoense fez o “impossível” e fugiu do rebaixamento

Por um triz, a Chapecoense escapou do rebaixamento para a Série C, na última rodada. O Verdão do Oeste não só venceu o Vitória, campeão da Série B 2023, por 3 a 1, mas as chances também estiveram a seu favor e devido a uma série de combinações o clube jogará a segunda divisão do Campeonato Brasileiro novamente em 2024.

Chapecoense sentiu o gosto da Série C, mas conseguiu o inacreditável 

Joga: Série B do Campeonato Brasileiro e Campeonato Catarinense

Figueirense sofreu, mas se manteve na Série C

Após passar muito sufoco na Série C, o Figueirense conseguiu se livrar do rebaixamento para a Série D em 2024. O empate sem gols, agoniante para a torcida alvinegra, contra o Manaus na última rodada da terceira divisão do Brasileiro, evitou que o Furacão do Estreito caísse para a Série D. O time será o único catarinense a jogar na Série C em 2024.

Continua depois da publicidade

Joga: Série C do Campeonato Brasileiro e Campeonato Catarinense

Brusque foi vice-campeão da Série C e garantiu o acesso em 2024

Vice-campeão da Série C em 2023, o Brusque joga a segunda divisão do Campeonato Brasileiro em 2024. O Marreco também garantiu uma vaga na Copa do Brasil pelo Campeonato Catarinense, após chegar a final da competição e ser passado pelo Criciúma.

Joga: Série B do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Campeonato Catarinense

Marcílio Dias levantou a taça da Copa Santa Catarina e joga a Copa do Brasil em 2024

O Marcílio Dias foi bicampeão da Copa Santa Catarina em 2023, e com isso, garantiu uma vaga para jogar a Copa do Brasil em 2024 e a Recopa Catarinense contra o Criciúma, atual campeão do Campeonato Catarinense. O Marinheiro não joga o Campeonato Brasileiro em 2024.

Joga: Copa do Brasil, Recopa Catarinense e Campeonato Catarinense

Concórdia, Hercílio Luz e Barra seguem na Série D

O Concórdia, Hercílio Luz e Barra estão confirmados para jogar a Série D e o Campeonato Catarinense no próximo ano.

Jogam: Série D do Campeonato Brasileiro e Campeonato Catarinense

Inter de Lages, Joinville e Nação jogam na Série A do Campeonato Catarinense

Inter de Lages, Joinville e Nação tem vagas garantidas para disputar a Série A do Campeonato Catarinense. Na competição, podem se classificar para jogar a Copa Santa Catarina também.

Continua depois da publicidade

Campeonato Catarinense

No centenário da principal competição de Santa Catarina, doze clubes vão participar da competição, que será transmitida pela NSC TV. Na última edição, o Criciúma levou o título, depois de vencer o Brusque e garantir o seu 11º título estadual após um jejum de dez anos.

Os times da capital, Avaí e Florianópolis, são os principais campeões do campeonato, com 18 títulos cada.

Confira os doze clubes que vão disputar o Campeonato Catarinense 2024

Série B do Campeonato Catarinense

Camboriú, Atlético Catarinense, Santa Catarina, Guarani, Juventus, Metropolitano, Caravaggio, Carlos Renaux, Tubarão e Blumenau tem vaga para jogar a competição em 2024.

Continua depois da publicidade

Copa Santa Catarina

Os times que vão jogar a Copa Santa Catarina em 2024 ainda não estão definidos. Possuem vaga os 12 primeiros da Série A 2024 (entre os 12 da Série A 2024 estão o campeão e vice da Série B de 2023), mais o terceiro e quarto da Série B 2023.

*Lia Capella é estagiária sob a supervisão de Diogo Maçaneiro

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC