O governador Jorginho Mello (PL) anuncia nesta sexta-feira (24) os nomes de novos secretários que vão compor a equipe de governo na segunda metade do governo. A solenidade de posse dos novos secretários de Estado está marcada para as 9h30, na Casa d’Agronômica, em Florianópolis. As novidades são esperadas desde o início do governo e podem marcar a entrada de ex-prefeitos na administração estadual.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

As mudanças são encaradas como parte de uma avaliação do trabalho feito até agora no Centro Administrativo. Desde o fim do ano passado, o governador pediu apresentações das ações feitas aos secretários e aproveitou a virada do ano para avaliar a gestão.

Em algumas pastas, como a Secretaria de Saúde, área historicamente sensível aos governos, o entendimento é de que há um trabalho em andamento para dar respostas às demandas. Em outras, a opção foi por mudança ou efetivação de nomes que estavam à frente das pastas interinamente. A construção também possui um viés político por fortalecer vínculos do PL com outros partidos que podem estar no arco de alianças do governador na possível busca pela reeleição em 2026.

Conforme informações antecipadas esta semana pelo colunista da NSC, Ânderson Silva, alguns nomes já são praticamente presença certa nas nomeações. É o caso do ex-deputado estadual Kennedy Nunes, atual diretor do Detran, que deixará o cargo para assumir a Secretaria de Estado da Casa Civil, pasta responsável pela articulação entre os secretários e pela relação do governo com parlamentares na Assembleia Legislativa (Alesc). A pasta era ocupada por Marcelo Mendes, que deve permanecer como adjunto.

Continua depois da publicidade

A atual secretária interina de Turismo, Catiane Seif, esposa do senador Jorge Seif (PL), já era adjunta da pasta até o fim do ano passado e deve ser efetivada como titular da função a partir deste ano.

Outro nome que entrará no governo foi antecipado pelo governador esta semana. O ex-prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (PL), será o novo secretário de Estado da Defesa Civil. A novidade foi confirmada por Jorginho Mello em entrevista coletiva na quarta-feira, em evento no Centro de Inovação de Blumenau. Com a mudança, o atual chefe da pasta, coronel Fabiano de Souza, pode assumir o comando do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Mudanças ligadas ao MDB devem ficar para fevereiro

Secretarias que estão envolvidas em negociações feitas com o MDB não devem ter mudanças anunciadas no evento desta sexta-feira. O partido, que atualmente já ocupa a Secretaria de Infraestrutura com o deputado estadual licenciado Jerry Comper, estuda a entrada em até duas novas secretarias para ampliar o espaço no governo e selar de vez a aproximação de olho no processo eleitoral de 2026. No entanto, o partido tem divisão interna sobre a escolha de ocupar ou não esses novos espaços no governo.

Nesta semana, parlamentares do MDB fizeram uma reunião virtual, mas que terminou sem palavra final sobre a aceitação ou não das novas secretarias. Um novo encontro, desta vez presencial, deve ocorrer em fevereiro, após o reinício do ano legislativo.

Continua depois da publicidade

A definição deve passar também por qual será o futuro de nomes fortes do MDB no Congresso, como o deputado federal Carlos Chiodini, que pode ocupar espaço na Mesa Diretora da Câmara a depender das articulações nacionais.

Enquanto isso, pastas envolvidas nas negociações com o governo Jorginho, como Agricultura e Meio Ambiente e Economia Verde, devem ficar de fora dos anúncios de novos nomes.

Leia também

O motivo que levou MDB a adiar decisão sobre ampliar espaços no governo Jorginho

Jorginho confirma Mário Hildebrandt na Defesa Civil de SC