Na lista dos esportes mais curiosos do mundo, podemos garantir a posição do wrestling. Isto porque, as duas modalidades que o esporte possui são até consideradas como opostas. De um lado, wrestling profissional, característico pelas grandes atuações e pelos movimentos coreografados. Já por outro, o wrestling olímpico, com regras e disputas bem delimitadas.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Olimpíadas 2024: datas, esportes e horários dos jogos em Paris

Conheça as diferenças a seguir e entenda mais sobre ambos tipos de wrestling. Abordaremos, de forma geral, o que é cada um desses tipos, quais as regras e como funciona o esporte.

Continua depois da publicidade

Veja mais sobre o wrestling profissional e olímpico

O que é wrestling?

De forma geral, wrestling como esporte pode ser considerado como uma luta entre dois indivíduos. O objetivo é superar ou imobilizar o oponente, colocando os ombros deles ao chão.

O wrestling profissional é considerado uma espécie de entretenimento esportivo, pois a luta livre acontece de forma pré-ensaiada. Os atletas sabem quais são os movimentos e quem sairá vencedor. Além desse estilho, há o wrestling olímpico, dividido entre luta-livre e luta greco-romana. Estas duas últimas versões são o esporte, de fato, conhecido como wrestling.

Continua depois da publicidade

Qual a diferença do wrestling profissional e olímpico

A própria definição das modalidades de wrestling ajudam a entender as diferenças. O wrestling profissional é um tipo de entretenimento. O wrestling profissional é o esporte. Entendendo isso, conseguimos entender porque ambos pode ser até parecidos, mas totalmente distintos.

Isso porque, para poderem encenar movimentos e realizar coreografias, os lutados de wrestling profissional precisam ser parecidos com lutadores da luta olímpico e precisam conhecer o esporte. Quando olhamos as lutas, percebemos que o wrestling profissional é o responsável por dramatizar e espetacularizar a luta livre ou greco-romana, e possui a inspiração no esporte.

Regras do wrestling profissional

Como o wrestling profissional é um tipo de entretenimento, as regras podem variar conforme a empresa ou federação que promova o evento ou o campeonato. Há similaridades em alguns regulamentos, principalmente para impedir inteferência do público ou uso de dispositivos e movimentos ilegais. Mesmo sendo dramatizada, a luta ocorre com violência e bastante força.

Continua depois da publicidade

E ainda há a possibilidade de elemento surpresa: se durante a luta, alguma reação ou novo componente surgir, tudo pode mudar. Os resultados podem ser alterados facilmente, porém os lutadores sempre encarnam personagens e esteriótipos. Há o vilão e o herói, além de movimentos espetaculares serem realizados com frequência.

Regras do wrestling olímpico

Já as regras do wrestling olímpico são bem diferentes da dinâmica do wrestling profissional. As regras das variações são bem semelhantes, mas há uma diferença para a greco-romana. Nesta modalidade, os atletas não podem usar ataque abaixo da cintura e não podem usar as pernas.

O objetivo é sempre imobilizar ou impedir a continuidade do adversário na luta. Assim como o atletismo, estes tipos de luta são reconhecidos entre os esportes mais antigos do mundo. Para vencer, os atletas precisam fazer pontos. Por golpes, arremessos, quedas, colocando o oponente junto ao tatame ou fazendo reversões.

Continua depois da publicidade

É considerado reversão quando o atleta consegue tomar o controle da luta por meio de uma posição defensiva. Além disso, os lutadores podem receber pontos caso o adversário cometa uma infração. Os pontos são dados em uma escala de 1 a 5, conforme a dificuldade dos movimentos. As lutas duram três tempos, de 2 minutos, com intervalos de 30 segundos.

O que é proibido no wrestling olímpico?

Para garantir a segurança dos atletas, algumas ações são proibidas no wrestling olímpico. Dessa forma, lutadores não podem torcer braços dos oponentes, sufocas, realizar golpes com joelhos ou cotovelos, aplicar golpes com a cabeça, puxar cabelo ou pressionar a cabeça do oponente no chão.

Além dessa lista, os lutadores de wrestling podem ser penalizados caso os movimentos que façam apresentem risco para regiões como pescoço, costas e cabeça. O objetivo é garantir que luta seja, na medida do possível diante da modalidade, o menos impactante possível ao corpo humano.

Continua depois da publicidade

Leia também

Entenda as regras da escalada, esporte radical e olímpico