Confira verdades e boatos que se espalharam nas redes sociais sobre a crise política

Continua depois da publicidade

(Foto: ArteZH)

No vídeo que viralizou na internet, as legendas não correspondem ao que Obama diz. Durante os vinte minutos do pronunciamento, ele não faz sequer uma menção ao Brasil. E outra: o discurso é de 2010.

Site diz em tempo real se Lula é ministro ou não

No meio da enxurrada de liminares para suspender a posse de Lula como ministro-chefe da Casa Civil, ficou difícil saber se o ex-presidente havia assumido, ou não, um cargo na Esplanada. Mas um site resolveu a questão: em tempo real, informa se, naquele momento, Lula é ministro ou não.

(Foto: ArteZH)

Sim. O site existe mesmo.

Continua depois da publicidade

Protesto anti-Moro em Curitiba

O deputado federal Sibá Machado, do PT, publicou no Facebook uma imagem de um suposto ato pró-governo em Curitiba. Na foto, um mar de gente vestida de vermelho estaria defendendo o “não vai ter golpe”.

A foto não foi tirada na capital paranaense. Ela seria de uma comemoração esportiva na Coreia do Sul. Depois da denúncia de internautas, o deputado deletou a postagem.

Maluf e mais sete réus estão na comissão de impeachment

Oito dos 65 deputados que irão julgar o processo que pede o afastamento de Dilma Rousseff da Presidência respondem no Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes eleitorais, contra o sistema financeiro, entre outros. No grupo, está até Paulo Maluf, condenado à prisão na França por lavagem de dinheiro.

A informação está correta.

Tropa de Choque bate continência para manifestantes pró-impeachment

Foi muito compartilhada a cena em que a Tropa de Choque da Polícia Militar de São Paulo, em sinal de respeito, bate continência aos manifestantes que, de verde-amarelo, defendem o impeachment.

Continua depois da publicidade

(Foto: ArteZH)

O vídeo é verdadeiro, só que a motivação, não. Na realidade, a Tropa de Choque prestava uma homenagem a um policial militar morto em serviço, conforme o próprio batalhão divulgou no Facebook.

Manifestantes carregam Aécio nos ombros

Líder da oposição, Aécio Neves (PSDB-MG) teria sido carregado nos ombros por manifestantes que protestavam contra o governo petista. Mesmo que o nome do tucano já tenha sido citado por pelo menos quatro delatores da Operação Lava-Jato.

A imagem publicada nas redes sociais é de um protesto em Belo Horizonte em agosto de 2015. Nas mais recentes manifestações pró-impeachment, a recepção a Aécio não foi tão boa assim: em São Paulo, ele teve de voltar para casa mais cedo ao ser recebido com vaias.

Critérios de classificação

É verdade: a informação está correta e corresponde aos fatos e estatísticas oficiais.

Não é bem assim: parte da sentença está correta, mas há imprecisão no que está sendo dito.

Não procede: a informação não corresponde aos fatos.