Diversos produtos químicos fazem parte do nosso dia a dia e por vezes entramos em contato com eles e nem nos damos conta do perigo. A soda cáustica é uma dessas substâncias, já que pode facilmente ser adquirida e podemos entrar em contato com ela dependendo da finalidade que queremos alcançar. O alerta sobre o uso do produto, inclusive, voltou a ser feito após o ataque com soda que uma jovem sofreu no Paraná.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

A seguir, iremos explicar o que é a soda cáustica, qual é a sua composição e por que o produto pode ser considerado tóxico tanto para seres humanos quanto para animais. Nos seres humanos, a substância pode ser tão perigosa que pode causar queimaduras e outros danos irreversíveis. Além disso, plantas também podem sofrer com a intoxicação do produto.

Continua depois da publicidade

Entenda mais sobre o que é e como a soda cáustica é usada

O que é a soda cáustica e qual a sua composição?

A soda cáustica é o hidróxido de sódio (NaOH), em sua composição original. Esta substância, embora amplamente utilizada em processos industriais e na fabricação de produtos de limpeza, apresenta uma série de perigos, como citamos anteriormente. Isto porque, por ser extremamente alcalina e corrosiva, pode causar danos significativos à pele, olhos e órgãos internos, caso haja contato direto ou ingestão.

Para que serve a soda cáustica?

Por ser uma substância química versátil e com uma ampla gama de aplicações na indústria e em casa, a soda cáustica tem diversas utilidades. Em casa, é frequentemente empregada na limpeza, na fabricação de sabão, no desentupimento de pias e ralos, e na fabricação de produtos artesanais.Na indústria, a soda cáustica é comumente utilizada na produção de papel, na indústria de alimentos, na indústria têxtil, na produção de biodiesel e no tratamento de água.

Continua depois da publicidade

Na indústria alimentícia, o uso da soda cáustica pode despertar curiosidade, principalmente pois ela é usada na fabricação de alguns alimentos bem conhecidos. Na azeitonas, por exemplo, a soda é usada para remover o amargor durante o processo de curtimento. Os pretzels, antes de serem assados, são mergulhados em uma solução de soda cáustica, o que dá à sua superfície a característica cor marrom dourada e um sabor característico. Outra comida bem comum que usa a substância é o macarrão chinês, o “noodle”, que são processadas com soda cáustica para dar uma textura firme e elástica.

    Por que a soda cáustica é tóxica?

    Coincidência ou não, é o que torna a soda cáustica um produto amplmente usado é a mesma coisa que a torna tóxica. Por ser corrosiva e alcalina, a composição permite uma série de usos, de detergentes até mesmo aà fabricação de alimentos que precisam ser crocantes. Mas por ter essas propriedades, se usada de forma abusiva ou sem equipamentos de proteção, a substância pode ser letal. Confira a seguir o que pode acontecer com o corpo humano ao entrar em contato com a soda:

    • Queimaduras: A soda cáustica pode causar queimaduras químicas severas na pele, que podem causar dor intensa, formação de bolhas e danos irreversíveis.
    • Lesões graves nos olhos: O contato desta substância com os olhos pode levar a lesões nos olhos de forma grave, incluindo danos à córnea e até mesmo perda permanente da visão.
    • Danos ao aparelho gástrico e ao instestino: A ingestão acidental de soda cáustica pode causar danos graves ao trato gastrointestinal, resultando em dor abdominal aguda, dificuldade para engolir e potencialmente danos irreversíveis aos órgãos internos. Isso porque as queimaduras que a soda cáustica gera podem ser internas, assim como na pele e nos olhos.
    • Riscos respiratórios: A inalação de vapores ou aerossóis pdesta substância pode irritar as vias respiratórias e causar danos às membranas mucosas, representando uma ameaça adicional à saúde respiratória. Por isso, o uso da soda cáustica em casa ou para limpeza é recomendado com equipamentos de proteção. Luvas e máscara podem ser utilizados.
    • Alergias: Algumas pessoas podem desenvolver reações alérgicas à soda cáustica, manifestando-se em sintomas como erupções cutâneas, inchaço e dificuldade respiratória, ampliando ainda mais os riscos associados ao seu uso indevido ou sem proteção.

    Continua depois da publicidade

    O que fazer ao entrar em contato com soda cáustica

    A primeira orientação é buscar atendimento médico, em qualquer suspeita de que teve contato de forma tóxica com a soda cáustica. Porém, caso possa, também é recomendado lavar o local com água de forma abundante. Manter a calma e não aumentar a exposição ao produto também são dicas fundamentas para evitar casos graves.

    Leia também

    O que acontece no corpo quando temos leptospirose