Relatos de médicos das Forças de Defesa de Israel (IDF) apontam que alguns militares do país que participaram do ataque terrestre em Gaza estão tendo sintomas graves de uma doença chamada shigella. Os especialistas acreditam que a doença se espalhou devido às más condições sanitárias e dos alimentos na zona de guerra. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
O diretor da Unidade de Doenças Infecciosas do Hospital Universitário Assuta Ashdod, Tal Broch, identificou a doença estomacal como shigella. Ele acredita que a causa do surto são os alimentos cozidos por civis e enviados às tropas em Gaza. Essas comidas podem ter sido contaminadas com a bactéria da shigella por não ter sido resfriada durante o transporte ou reaquecida antes do consumo.
— Quando os soldados desenvolvem diarreia, as más condições sanitárias inerentes ao campo de batalha levam à transmissão de pessoa para pessoa. — diz Broch.
O que é shigella?
Shigella é um tipo de bactéria. Quando ela entra no corpo, causa uma disenteria chamada shigelose. Seus sintomas são febre, diarreia com sangue ou prolongada, cólicas estomacais intensas e desidratação.
Continua depois da publicidade
Se não for tratada, a shigella pode causar doenças graves e até a morte, especialmente quando a bactéria entra na corrente sanguínea. Crianças, pessoas com HIV, diabetes ou câncer e as que estão subnutridas são muito vulneráveis.
A shigella se espalha por meio de contato direto ou indireto com as fezes de uma pessoa contaminada. Esse contato pode acontecer das seguintes formas:
- Comer comida preparada por alguém com shigella
- Água potável contaminada com esgoto
- Contato com objetos de banheiro ou outros itens contaminados com shigella por uma pessoa infectada
- Trocando as fraldas de uma criança com shigella
- Entrando em contato com fezes durante sexo com uma pessoa infectada
Para prevenir a shigella é necessário lavar as mãos frequentemente antes de cozinhar, depois de ir ao banheiro ou trocar uma fralda e antes da atividade sexual. Muitos casos podem ser tratados bebendo bastante água e descansando.
Continua depois da publicidade
Os soldados infectados estão sendo isolados e enviados de volta a Israel para tratamento.
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
Coreia do Norte lança míssil com capacidade de atingir os EUA
“Estou em choque”, diz brasileira após vulcão entrar em erupção na Islândia