O vírus Nipah tem chamado a atenção da Organização Mundial de Saúde (OMS) após a morte de um adolescente na Índia em julho de 2024. O garoto estava infectado por esse novo vírus e sua morte acendeu uma preocupação da OMS sobre a possibilidade de uma nova epidemia viral. Continue a leitura para saber o que é esse vírus, quais os sintomas e o tratamento.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

O que é o Vírus Nipah?

De acordo com a OMS, o vírus Nipah é zoonótico, ou seja, transmitido de animais para humanos. O principal animal hospedeiro é o morcego, mas o vírus já foi notificado em animais domésticos como porcos, cavalos, ovelhas, cabras, gatos e cachorros.

Continua depois da publicidade

Além disso, a transmissção também pode acontecer de pessoa para pessoa ou através de comida contaminada. Em caso de infecção, o vírus pode não gerar sintomas (assintomático) ou causa problemas respiratórios e encefalite que pode levar a morte.

O vírus Nipah foi identificado pela primeira vez em 1999 na Malásia. Dois anos depois, alguns casos foram registrados em Bangladesh e, desde então, periodicamente surgem alguns casos no leste da Índia.

Mesmo que poucos surtos tenham ocorrido na Ásia até hoje, o Nipah infecta várias espécies de animais e tem uma taxa de mortalidade entre 40% e 75% em humanos. Fazendo com que a OMS monitore a situação de perto.

Continua depois da publicidade

Transmissão do vírus Nipah 

A OMS aponta que nos primeiros surtos, ocorridos na Malásia e em Cingapura, as infecções aconteceram pelo contato com a secreção e o tecido de porcos infectados. Principalmente pela exposição de forma desprotegida com esses animais hospedeiros.

Posteriormente, em surtos registrados na Índia e em Bangladesh, o consumo de frutas infectadas por urina de morcegos hospedeiros foi talvez a primeira fonte de infecção. Porém, o contato com pessoas infectadas também causou transmissão nessas localidades. Ainda mais o contato com excreções desses pacientes.

Como reduzir a infecção em humanos

A OMS possui três recomendaçõs para reduzir a infecção de vírus Nipah em humanos:

Continua depois da publicidade

  • Risco de transmissão de morcegos para humanos: Reduzir o acesso dos animais a frutas e produtos frescos. Toda fruta com sinais de ter sido mordida por morcedos deve ser descartada;
  • Risco de transmissão de porcos para humanos: Utilizar luvas e outras proteções ao lidar com animais doentes, principalmente porcos. O mesmo cuidado deve ser tomado ao abater porcos. Se já sabe que o animal está infectado, evite o contato. Sempre observe se há morcegos nas áreas de criação de porcos e tome medidas para restringir os contados dos animais com os morcegos;
  • Risco de transmissão de humanos para humanos: Evitar o contato sem proteção com pessoas infectadas pelo vírus e lavar as mãos frequentemente.

Sintomas do vírus Nipah 

A OMS aponta que o período de incubação do vírus Nipah geralmente varia entre 4 e 14 dias. Contudo, já houve casos notificados onde o vírus não se manifestou por 45 dias. Em casos em que os sintomas se manifestão, eles são os seguintes:

Continua depois da publicidade

  • Alteração do nível de consciência;
  • Convulsão;
  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Náusea;
  • Sonolência;
  • Pneumonia.

Tratamentos 

Mesmo sendo uma prioridade para os laboratórios da Organização Mundial de Saúde, por enquanto, não existem remédios e vacinas contra o virus Nipah. Nesse contexo, a OMS recomenda que o tratamento ocorra através de cuidado intensivo dos sintomas neurológico e respiratório.

Leia tmbém

Sintomas da Febre Oropouche, Dengue e Chikungunya

O que acontece no corpo na gravidez silenciosa

Saiba do que é feita a água tônica