Certamente todo mundo já ouviu falar, pelo menos alguma vez, nos Salmos da Bíblia. Sendo cristão católico ou protestante, esse livro é no mínimo uma passagem obrigatória para ler o livro sagrado. E, apesar de ser muito falado e cantado nas missas e cultos em geral, muitas pessoas têm dúvidas sobre a importância desse capítulo.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Então, pensando nisso, trouxemos nessa reportagem uma explicação do que são os Salmos e qual a importância de conhecê-los, principalmente para os católicos. Continue a leitura!
Continua depois da publicidade
O que são os Salmos na Bíblia?
Antes de mais nada, precisamos entender o que é o livro dos Salmos. De acordo com o site da Diocese de Lorena, em São Paulo, esse livro engloba na Bíblia Hebraica atual 150 cânticos, sendo que os Salmos 1 e 2 são a abertura e o Salmo 150 é o encerramento. Contudo, vale ressaltar que esse não é um número exato, já que alguns trechos estão repetidos. A saber, é o livro mais extenso da Bíblia.
E ainda segundo a Diocese de Lorena, o nome Salmos é derivado da designação mais antiga desse livro de poemas e cânticos cristãos. Esse título em português vem da palavra grega Psalmoi, que em si é uma tradução da palavra hebraica “mizmor” que significa “cânticos”. Assim, acredita que esse último é o nome mais antigo desse livro.
No Novo Testamento, por outro lado, o nome dado é “biblos psalmon” algo mais formal. Mas também alguns estudiosos e a atual Bíblia Hebraica podem chamar de “Sepher Tehillim”, que é livro dos louvores.
Continua depois da publicidade
Qual a importância dos Salmos?
Mas afinal, qual a importância de ler os Salmos? Segundo o site A Igreja de Jesus Cristo, os Salmos ajudam os cristãos a se aproximarem do amor de Deus. Além disso, esse livro é fonte de inspiração para esses religiosos desde a antiguidade, sendo uma forma de adorar a Ele se inspirando em cânticos e textos poéticos. Ao mesmo tempo, os Salmos, são textos que respiram o ambiente humano.
Portanto, são orações que podem se encaixar em situações diversas, assim como é a vida das pessoas como um todo. Além disso, esse livro tem a capacidade de encontrar de forma explícita uma concepção mais intensa de Deus e de todos os elementos da religiosidade cristã. Por isso, o contato constante com os Salmos é fundamental como fonte de sabedoria e devoção para os religiosos que os seguem.