A Netflix lançou a série “O Problema Dos 3 Corpos” e logo a obra tornou-se um grande sucesso entre os assinantes da plataforma de streaming. O seriado, uma criação dos renomados produtores D.B. Weiss e David Benioff, responsáveis por terem criado a versão televisa de “Game of Thrones”, tem gerado críticas positivas depois de ser aguardada por tanto tempo.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

E, assim como em várias outras séries que se tornaram populares, as questões abordadas na trama despertaram curiosidade do público, sendo uma delas a sizígia, um fenômeno que envolve o campo da astronomia. Mas isso existe mesmo e pode causar o que é demonstrado na ficção? Para responder essa e outras perguntas, continue lendo essa matéria. Porém, vá com cautela pois contém spoilers!

Continua depois da publicidade

Saiba mais sobre a sizígia

O que é a sizígia?

Antes de tudo, precisamos elucidar se esse fenômeno realmente existe ou faz parte só da série da Netflix. E a resposta é sim, isso é um termo na astronomia. Segundo a Astronomical Society of the Pacific (ASP), a definição básica de sizígia é quando três ou mais corpos celestes estão alinhados. Por exemplo, no caso do alinhamento Terra-Lua-Sol, ele pode gerar um eclipse do sol ou da lua.

De acordo com a ASP, a primeira vez que ele foi relatado foi por meio do matemático Ptolomeu, por volta do ano 1500 A.C. Posteriormente, na Idade Média, o fenômeno foi bastante estudado.

Continua depois da publicidade

Como isso aparece em “O Problema dos 3 Corpos”?

Agora que já sabemos o que é a sizígia, podemos abordar como isso afeta a trama de “O Problema Dos 3 Corpos”. Mas atenção! A partir de agora pode-se ter um ou outro spoiler no texto. 

Primeiramente, o conceito de sizígia aparece na série quando a física Jin Cheng e seu amigo Jack Rooney jogam um jogo de realidade virtual sobre uma civilização chamada San-Ti, que significa três sóis em chinês. No jogo, a população de aliens é mais antiga que os humanos, tem mais tecnologias, mas vivem uma vida caótica pois três estrelas orbitam o planeta.

Portanto, quando acontece a sizígia desses três corpos celestes que orbitam em San-Ti, desastres naturais passam a ocorrer e a civilização sofre sem poder fazer nada. No momento em que os três corpos se alinham, a força gravitacional fica tão intensa que qualquer corpo, objeto ou ser vivo, passa ser levado em direção ao espaço. A questão toda é que na realidade esse game é uma campanha da civilização San-Ti para sensibilizar os humanos a os aceitarem na Terra.

Continua depois da publicidade

O que a sizígia causa na Terra?

Mas afinal de contas, a sizígia é tão negativa para nós quanto é para os San-Ti? Nem um pouco. De acordo com o site Vist Projects, esse evento do alinhamento de três estrelas acontece duas vezes por mês e só afeta diretamente o nível das marés – sendo a mais alta ou mais baixa do período.

Leia mais

O que é a Calçada da Fama e quantas estrelas estão lá?

Como está o elenco de “Entrevista com o Vampiro”, 30 anos depois da estreia nos cinemas