O Enoturismo te convida a uma experiência única que vai além da simples degustação de um bom vinho. É uma viagem imersiva pela cultura, história e tradição vitivinícola, conectando você à paixão pela produção do vinho e aos encantos das regiões vinícolas.
Continua depois da publicidade
Receba as notícias e os conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp
Saiba tudo sobre vinhos na página especial Nosso Vinho
Neste matéria, vamos destacar a origem do termo, o que é o enoturismo e destacaremos sobre as tendências do setor. Continue com a gente para saber mais sobre o tema.
Qual a origem do termo Enoturismo?
Trata-se de uma palavra do grego e se origina da junção de “eno” que vem do grego “oinos” e significa vinho. Desse modo, pode-se dizer que o enoturismo significa o turismo do vinho.
Continua depois da publicidade
O que é o Enoturismo?
Essa prática faz referência à prática das pessoas viajarem para regiões vinícolas para conhecer, comprar e degustar vinhos.
No entanto, o Enoturismo não refere a apenas isso. Essa prática possibilita que os visitantes conheçam as tradições e a paisagem de cada região onde se desenvolve a cultura dos vinhos. As pessoas têm a oportunidade de aproveitar não só o produto final, mas também podem conhecer o terroir e todo o processo produtivo do cultivo das uvas.
Desse modo, podemos dizer que o Enoturismo proporciona uma experiência inesquecível para os amantes do vinho. Isso porque, as pessoas poderão combinar viagem com vivências diferenciadas e que vão muito além ao ato de consumir a bebida.
O Enoturismo em Santa Catarina
A prática tem se desenvolvido bastante e se consolidado como uma relevante atividade turística no estado. Sabemos que Santa Catarina tem clima favorável para a produção de vinhos e há um amplo conjunto de vinícolas que proporcionam experiências diferenciadas de enoturismo aos visitantes.
Continua depois da publicidade
Nesse contexto, muitas vinícolas catarinenses buscam investir na infraestrutura ara receber os turistas. Entre algumas práticas estão visitas guiadas, passeios pelas vinícolas, harmonizações, eventos temáticos, festivais de colheita, festivais gastronômicos, eventos de lançamentos de vinhos etc. Esses eventos têm chamado cada vez mais atenção e atraído turistas de diferentes partes do Brasil.
O Enoturismo está em alta e muitas vinícolas apostam nessa prática para aumentar o faturamento. Segundo o Sebrae, mais de 85% das vinícolas investem no Enoturismo para aumentarem as receitas e essa realidade não difere em Santa Catarina. São Joaquim, Urussanga e Itajaí são algumas das cidades que se destacam na prática turística do vinho.