Anderson Leonardo, vocalista do Grupo Molejo, morreu nesta sexta (26), após complicações de um câncer na região inguinal. A doença, segundo o Ministério da Saúde, é rara e afeta região entre o ânus e o pênis.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
O cantor foi diagnosticado em outubro de 2022. Em janeiro do ano passado, a doença havia entrado em remissão. Em maio de 2023, ele retomou o tratamento.
Entre fevereiro e março, Anderson passou 21 dias internado, quando fez um bloqueio de plexo nervoso hipogástrico para tratar a dor causada pelo câncer. A técnica consiste em bloquear a ação do sistema nervoso no plexo hipogástrico para que o paciente oncológico ou portador de dor crônica tenha mais conforto na região.
Em 24 de março, ele foi internado novamente na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Unimed, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ele chegou a ir para o quarto, mas teve que voltar a receber tratamento intensivo no dia 22 de abril. Na manhã desta sexta, a família do músico havia informado que o quadro dele era “gravíssimo”.
Continua depois da publicidade
O que é o câncer Inguinal?
O câncer inguinal é um tipo raro que afeta a região entre o pênis e o ânus. A doença pode ser uma metástase (quando se espalha para outras partes do corpo) de cânceres originados na próstata, testículo ou melanoma, que se espalham para os gânglios linfáticos da virilha. No caso de Anderson Leonardo, não está claro onde a doença começou.
Segundo o Ministério da Saúde, os principais sinais e sintomas do câncer de pênis são ferida ou úlcera persistente, com tumor na glande e secreção branca. Além da tumoração no pênis e das feridas, a presença de gânglios inguinais (ínguas na virilha) ou nódulos também devem ser observados, pois podem indicar metástase.
A doença atinge, com maior incidência, homens que têm 50 anos ou mais, embora possa atingir também os mais jovens, e pode estar associada à má higiene íntima e à infecção pelo pipolmavírus humano (HPV).
No surgimento de qualquer uma dessas manifestações clínicas, é fundamental procurar ajuda médica imediata para evitar possíveis complicações, informa o órgão.
Continua depois da publicidade
Carreira de Anderson Leonardo em fotos
Carreira com o Molejo
Anderson Leonardo é um dos fundadores do grupo Molejo, criado em 1993 no bairro carioca do Méier. O grupo fez sucesso na década de 1990, com hits como Brincadeira de Criança, Cilada e Dança da Vassoura. Além de vocalista, Anderson era cavaquista e compositor na banda.
O grupo seguiu a carreira com participações constantes em programas de TV, com estilo marcante pelas letras bem-humoradas. O último disco do grupo foi Molejo Club, de 2019, o primeiro trabalho de inéditas que o grupo lançou em seis anos.
Leia mais
Veja como funciona o processo de quimioterapia contra o câncer
Dia Mundial de Combate à Tuberculose: SC tem mais de 2 mil casos da doença por ano
Conheça a cientista da UFSC que criou repelente capaz de matar mosquito da dengue em tecidos