Uma postagem na rede social X, de imagens registradas em 2021, voltou a viralizar na semana em que a enchente histórica do Rio Grande do Sul foi registrada. O vídeo mostra teias de aranhas por cima do solo, fazendo uma espécie de proteção à vegetação, e chegou a ser apontado como uma praga. Na verdade, de acordo reportagem da BBC, o vídeo revela uma estratégia poderosa dos aracnídeos para combater e fugir enchentes.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Confira imagens do “balonismo” de aranhas
Continua depois da publicidade
Entenda o que é o fenômeno
O fenômeno é conhecido como “balonismo” e é uma forma de aranhas conseguirem sobreviver quando estão em um solo coberto de água. As aranhas que estão no chão acabam subindo na vegetação quando a água começa a acumular, então, tecem a teia por cima da grama ou das plantas, não entrando mais em contato com a água e mantendo-se vivas.
De acordo com os dados da reportagem da BBC, as aranhas são de diferentes espécies e criaram uma espécie de “lençol” em cidades australianas, no ano em que o país da Oceania enfrentou enchentes. Cidades como Sale e Longford, na Austrália, tiveram registros do “balonismo” das aranhas naquele ano.
Até a publicação dessa reportagem, o post do X já possuía mais de 417 mil visualizações.
Leia também
Escrever à mão pode te deixar mais inteligente, aponta estudo